Atualidade
Noite de Jorge Costa no Dragão

O FC Porto venceu hoje na estreia do treinador italiano Francesco Farioli, ao vencer em casa por 3-0 o Vitória de Guimarães, na jornada inaugural da I Liga portuguesa de futebol, com bis do espanhol Samu.
Samu, aos 32 e 79 minutos, completou um triunfo a que o brasileiro Pepê abriu a porta, logo aos 12, confirmando o triunfo na estreia do novo treinador, que rendeu o argentino Martin Anselmi após o Mundial de Clubes.
O avançado espanhol, substituído pelo estreante concorrente neerlandês à posição de ponta de lança Luuk de Jong, aos 85 minutos, esteve em destaque ao participar nos três golos, com um passe decisivo para Borja Sainz encontrar Pepe, no primeiro, antes de bisar.
De Jong, de resto, foi uma das muitas estreias nos dragões na noite de mais uma homenagem ao antigo capitão Jorge Costa, que morreu na terça-feira, a par de Bednarek, Alberto Costa, Froholdt e Prpic.
O único ponto negativo para Farioli, que respondeu da melhor forma ao triunfo do bicampeão Sporting na sexta-feira, no reduto do Casa Pia (2-0), foram os problemas físicos de Bednarek e Martim Fernandes, que obrigaram às suas substituições.
Na frente, os azuis e brancos juntam-se aos leões, mas também a Sporting de Braga, Famalicão, Arouca, Gil Vicente e Moreirense.
O encontro estava inicialmente agendado para sábado, mas foi adiado para hoje devido à morte, na terça-feira, aos 53 anos, do ex-internacional luso Jorge Costa, histórico capitão dos portistas, que representou em 383 jogos oficiais.
Jorge Costa foi homenageado nas bancadas e nas costas das camisolas dos jogadores, cujos números foram elevados ao quadrado, com o eterno 2.
Antes, Estoril Praia e Estrela da Amadora protagonizaram o primeiro empate da I Liga 2025/26, num jogo em que Tiago Parente adiantou a formação da casa, aos 36 minutos.
Depois do intervalo, o romeno Ianis Stoica, ex-Hermannstadt, estreou-se com golo na nova equipa, aos 75 minutos, instantes depois de entrar em campo.
O técnico dos amadorenses, José Faria, foi expulso pouco depois, num jogo em que o marcador não voltou a alterar-se e as duas equipas começaram com um ponto a nova campanha.
A jornada inaugural do campeonato só terminará em 23 de setembro, com o Benfica-Rio Ave, que foi adiado devido à participação dos encarnados nas pré-eliminatórias de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões.
