Atualidade
Morreu o político jornalista – Francisco Pinto Balsemão

Morreu o militante do número um do PSD Francisco Pinto Balsemão.
A notícia da morte, aos 88 anos, do antigo primeiro-ministro foi transmitida ontem pelo presidente do PSD, Luís Montenegro, durante o Conselho Nacional do partido, sendo audíveis aplausos na sala.
Quase à mesma hora, em comunicado, a Impresa, grupo de comunicação social que fundou, informou que Francisco Pinto Balsemão morreu “de causas naturais” e que “os seus últimos momentos foram acompanhados pela família”.
Balsemão foi fundador, em 1973, do semanário o Expresso, ainda durante a ditadura, e da SIC, primeira televisão privada em Portugal, em 1992.
Foi também um dos fundadores, com Francisco Sá Carneiro, do Partido Popular Democrático (PPD), mais tarde Partido Social Democrata PSD), em 1974, era, até hoje, o seu militante número um, e era também membro do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O legado democrático começou ainda antes do 25 de Abril, na Ala Liberal. No pós-Revolução, fundou o PPD (atual PSD) ao lado de Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota.
Em 1980, assume as funções de ministro de Estado Adjunto do primeiro-ministro. Após a trágica morte de Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão lidera, entre 1981 e 1983, o VII e o VIII Governos Constitucionais, mandatos marcados pelo papel crucial que desempenhou na preparação do terreno para a adesão de Portugal à CEE, especialmente através da revisão constitucional de 1982.
No plano jornalístico, depois de uma passagem pelo Diário Popular, funda o semanário Expresso.
No início da década de 90, é precursor na abertura da televisão ao setor privado, fundando a SIC em outubro de 1992. A aposta no jornalismo vanguardista é aprofundada em 2001 com o lançamento da SIC Notícias, o primeiro canal temático de informação em Portugal.
A 1 de setembro de 2025, dia em que completou 88 anos, Pinto Balsemão foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Camões. A mais recente numa extensa lista de prémios e distinções que recebeu ao longo da vida.





