Ligue-se a nós

Desporto

Sporting vence com ‘bis’ de Gyökeres e regressa, à condição, à liderança isolada

Publicado

O Sporting venceu por 3-1 o Casa Pia e recuperou, à condição, a liderança isolada da I Liga do futebol, com três pontos de vantagem sobre o ‘vice’ Benfica, que tem ainda um jogo em atraso com o Gil Vicente.

No Estádio Municipal de Rio Maior, casa emprestada do Casa Pia, o campeão em título assegurou a conquista dos três pontos com golos de Gonçalo Inácio, aos 12 minutos, e Viktor Gyökeres, aos 35 e 77, este último de grande penalidade.

Entre os golos do artilheiro sueco Viktor Gyökeres, que somou o segundo ‘bis’ consecutivo e lidera com 27 a tabela dos marcadores, o Casa Pia beneficiou de um autogolo de Ricardo Esgaio, aos 45 minutos, que ditou o resultado final em 3-1.

O segundo triunfo consecutivo dos ‘leões’ na I Liga, após três empates seguidos, permitiu recuperar a liderança isolada, à condição, com 59 pontos, com mais três do que o Benfica, segundo (com menos um jogo) e nove do que FC Porto e Sporting de Braga.

O Casa Pia, que somou a quarta derrota nos últimos seis jogos do campeonato, caiu da sexta para a sétima posição, com os mesmos 36 pontos com que iniciou a jornada, por troca com o Vitória de Guimarães, que venceu por 2-1 o Boavista, no Bessa.

A formação ‘axadrezada’ chegou à vantagem pelo neerlandês Marco van Ginkel (1-0), aos 45+2 minutos, de penálti, mas o Vitória deu a volta com um autogolo do montenegrino Ilija Vulovic (1-1), aos 50, e um golo de Tiago Silva (1-2), aos 76, na conversão de uma grande penalidade.

O Vitória de Guimarães, ainda envolvido na eliminatória com o Bétis, para a Liga Conferência, somou o sexto jogo consecutivo a pontuar na I Liga e segue na sexta posição, com 38 pontos, a dois do Santa Clara, quinto, que empatou em casa a 1-1 com o Moreirense.

Já o Boavista mantém 18.º e último lugar, com 15 pontos, a dois do Farense (17.º) – falhando assim a oportunidade de passar a ‘lanterna-vermelha’ – e a oito do Estrela da Amadora (16.º), que segue no lugar que dá acesso ao play-off de permanência.

Em Ponta Delgada, Santa Clara e Moreirense empataram a 1-1, numa partida à ‘porta fechada’ em que os insulares marcaram primeiro por Vinicius Lopes, aos 69 minutos, mas em que sofreram o golo do empate por Yan Maranhão, aos 87, que saiu do banco aos 84.

O ponta de lança brasileiro Yan Maranhão, de 22 anos, teve uma estreia de sonho pela equipa de Moreira de Cónegos, à qual chegou na janela de transferências de inverno, proveniente do Anadia, da Liga 3, com 10 golos em 17 jogos.

O Santa Clara, há quatro jogos sem vencer (dois empates e duas derrotas), segue no quinto lugar, com 40 pontos, a 19 do líder Sporting, enquanto o Moreirense ocupa a 11.ª posição, com 28 pontos, em igualdade com o Arouca, 12.º.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.