Atualidade
Médio Oriente: Irão ataque Israel com perto de 200 mísseis – está prometida vingança
O conflito entre Israel e o Líbano, que nos últimos dias intensificou-se, ganhou esta terça-feira novos contornos depois de o Irão ter decidido atacar Israel.
O ataque aconteceu pelas 19h40 [horas locais], tendo o exército israelita anunciado que o Irão “lançou mísseis contra o Estado de Israel” e apelou à população para procurar abrigos.
A Guarda Revolucionária do Irão reivindicou o ataque, de cerca de 200 mísseis, que justificou como uma represália pelas mortes do líder político do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniye, assassinado em Teerão, de Hassan Nasrallah, e de Abbas Nilforushan, ex-comandante da Guarda Revolucionária, morto na sexta-feira em Beirute.
Em resposta, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que o Irão “cometeu um erro grave” ao atacar o seu país e que “pagará o preço”, estando Israel determinado em responsabilizar os seus inimigos.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se de emergência esta quarta-feira para discutir a situação no Médio Oriente, segundo a missão britânica nas suas redes sociais.
“O Conselho de Segurança da ONU reunir-se-á amanhã [esta quarta-feira] de emergência sobre a situação no Médio Oriente”, indica a mensagem na rede social X, acrescentando que o Reino Unido condena “nos termos mais enérgicos” o ataque do Irão a Israel e apela a um cessar-fogo “imediato”.
O Irão tinha solicitado uma reunião do Conselho no sábado, após a série de ataques israelitas contra o sul do Líbano, e agora Israel fê-lo, depois de sofrer um ataque com quase 200 missões balísticas lançadas do Irão.
O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, prometeu responder ao ataque do Irão e garantiu que “será doloroso”.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garantiu, após o ataque, que a República Islâmica “cometeu um grande erro esta noite e pagará por isso”.
“O regime iraniano não compreende a nossa determinação em defender-nos e a nossa determinação em retaliar contra os nossos inimigos”, disse o líder israelita, num comunicado.
Este foi o segundo ataque do Irão contra Israel desde abril passado, quando atacou o território israelita pela primeira vez noutra série de bombardeamentos com mísseis e ‘drones’.
4 Comments