Desporto
LE: Sporting de Braga e FC Porto jogam cartada final na luta pelos ‘oitavos’

Sporting de Braga e FC Porto defrontam na quinta-feira Go Ahead Eagles e Rangers na última jornada da Liga Europa de futebol, com os minhotos em situação mais vantajosa na luta pelo apuramento direto para os oitavos de final.
A oitava e decisiva ronda encontra o Sporting de Braga no quinto lugar da fase de liga, com 16 pontos, mais dois do que o FC Porto, nono classificado, a primeira posição fora da zona de apuramento direto para os ‘oitavos’, que dispensa a necessidade de disputar o play-off de acesso, objetivo mínimo já assegurado por ambos.
O cenário é substancialmente diferente na I Liga portuguesa, liderada de forma destacada pelos ‘dragões’, com mais 22 pontos do que os ‘arsenalistas’, que apenas conseguiram reclamar o ‘familiar’ quarto lugar este fim de semana, na 19.ª jornada, graças ao triunfo do FC Porto sobre o Gil Vicente, por 3-0.
O Sporting de Braga assegura a presença nos oitavos de final se vencer no estádio do 30.º classificado da Liga Europa, com possibilidades académicas de qualificação para o play-off, mas mesmo o empate e até a derrota podem ser suficientes para atingir o objetivo, ainda que, nesse caso, dependa dos resultados de outras equipas.
O primeiro confronto de sempre com o Go Ahead Eagles, modesto 14.º classificado do campeonato neerlandês (muito perto da zona de despromoção), que tem cinco derrotas e apenas dois triunfos na competição, encerra a participação dos minhotos na fase de liga, iniciada com a vitória sobre um adversário mais temível dos Países Baixos, o Feyenoord.
Ao contrário da I Liga portuguesa, o percurso do Sporting de Braga na segunda prova europeia mais importante de clubes tem sido quase irrepreensível, com cinco triunfos (além do Feyenoord, impôs-se a Celtic, Estrela Vermelha, Nice e Nottingham Forest), um empate (Rangers, o próximo adversário dos ‘azuis e brancos’) e uma única derrota (Genk).
Já o FC Porto tem sido incapaz de transpor para a Liga Europa o ascendente evidenciado em Portugal e pode ver-se obrigado a disputar o play-off de acesso aos ‘oitavos’, destinado às equipas posicionadas entre o nono ao 24.º lugares, mesmo que vença na receção ao Rangers, 31.º classificado da fase de liga, já sem possibilidade de apuramento.
Os portuenses estão dependentes de terceiros, o mais próximo dos quais é o Betis, oitavo colocado (último de apuramento direto), com os mesmos 14 pontos, face ao qual terão de recuperar a desvantagem de um golo na diferença entre marcados e sofridos, o primeiro critério de desempate, caso os espanhóis também vençam em casa o Feyenoord.
Após os triunfos sobre Salzburgo, Estrela Vermelha, Nice e Malmö, empates com Utrecht e Plzen e a derrota com o Nottingham Forest, o FC Porto conseguirá também esquivar-se ao play-off mesmo que empate com o Rangers (frente ao qual ganhou apenas em um dos seis embates anteriores), mas isso implica uma combinação de resultados improvável.
O segundo classificado da Liga escocesa, no qual alinha o avançado português Youssef Chermiti, venceu uma única partida na Liga Europa (precisamente a última, com o Ludogorets), após cinco desaires e um empate, e estará mais interessado em voltar a sagrar-se campeão escocês do que em dificultar a vida à formação treinada pelo italiano Francesco Farioli
O Lyon, treinado pelo português Paulo Fonseca, lidera a fase de liga da competição, em igualdade pontual com o Aston Villa – talvez o maior favorito à conquista do troféu -, os dois únicos clubes apurados para os oitavos de final à entrada para a oitava e última jornada, na qual defrontam PAOK e Salzburgo, respetivamente.








