Atualidade
Supremo brasileiro rejeita pedido de prisão preventiva de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal do Brasil rejeitou na quarta-feira o pedido de prisão preventiva para o ex-presidente Jair Bolsonaro, noticiou a Agência Brasil.
O Juiz Alexandre de Moraes acompanhou o parecer do Procurador-geral da República que foi contra ao pedido protocolado no mês passado pela vereadora Liana Cirne, do partido do Presidente brasileiro, Lula da Silva.
“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e não conheço dos pedidos formulados por ilegitimidade de parte”, decidiu o juiz, de acordo com a Agência Brasil.
O Ministério Público já tinha considerado que a vereadora da cidade de Recife, que não tinha poderes para comparecer perante o Supremo Tribunal Federal para pedir medidas cautelares.
O Ministério Público também descartou a existência de crimes nos factos subjacentes à queixa apresentada pela vereadora, que acusou Bolsonaro de uma alegada tentativa de obstrução à justiça.
Bolsonaro só poderia ser preso se o tribunal considerasse que há risco de fuga, obstrução de justiça ou coação de testemunhas.
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal aprovou a abertura de um processo criminal contra Bolsonaro e outros sete aliados, incluindo ex-ministros e militares de alta patente, por suspeita de terem organizado e liderado um golpe de Estado para tentar manter-se no poder depois de perder as eleições de 2022.
O plano, de acordo com as investigações, incluía planos para matar Lula da Silva e terminou com ataques de milhares de apoiantes de Bolsonaro às sedes da presidência, do parlamento e do Supremo Tribunal Federal a 08 de janeiro de 2023.






