Ligue-se a nós

Atualidade

Universidade do Algarve vai ter licenciatura em Bioengenharia

Publicado

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) vai ministrar a partir do próximo ano letivo (2019/2020) uma licenciatura em Bioengenharia.

Fonte do gabinete de comunicação da universidade precisou à agência Lusa que vão abrir 22 vagas para esta nova licenciatura em Bioengenharia em Faro, que terá uma duração de três anos (180 ECTS – sigla inglesa para European Credit Transfer System). A admissão requer a realização dos exames de Biologia e Geologia e Matemática A ou de Física e Química e Matemática A.

O curso vai contar com o “apoio do departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e da Escola Superior de Saúde” de Faro e tem por meta “preparar profissionais com competências técnicas e científicas para resolverem problemas multidisciplinares da Bioengenharia”, definiu a UAlg no comunicado em que fez o anúncio da abertura da licenciatura.

“A Bioengenharia combina a biologia, a biotecnologia e a engenharia. Este campo único e interdisciplinar abrange uma gama ampla de temas, onde o entendimento aprofundado da engenharia possibilita resolver desafios no âmbito da engenharia biomédica e das tecnologias biológicas”, argumentou a UAlg.

“Os profissionais poderão desenvolver atividades relacionadas com processos químico-biológicos, materiais naturais e produtos de origem marinha, novos produtos com base em biologia molecular, instrumentação biomédica, sistemas de apoio ao diagnóstico e terapia, entre outras”, acrescentou ainda a instituição pública de ensino superior do distrito de Faro.

Atualidade

Em Portugal Continental não vai haver quarentena para turistas

Publicado

O primeiro-ministro assegurou hoje que em Portugal Continental não irão vigorar normas de quarentena para quem venha de fora do país, e disse estar tranquilo e “sem pressas” quanto à reabertura da fronteira terrestre com Espanha.

No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se reuniu para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, no âmbito da pandemia de covid-19, António Costa foi questionado se Portugal estava a negociar com algum país para que turistas possam entrar no país sem quarentena.

“Em Portugal Continental não vigorou, não vigora e nem pretendemos que venham a vigor normas de quarentena, têm sido única e exclusivamente adotadas pelas Regiões Autónomas, nunca o Governo da República as adotou e nunca as irá adotar”, afirmou.

Questionado se concorda com o anúncio feito pelo seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, de que a fronteira terrestre não reabra antes de 15 de julho, o primeiro-ministro remeteu o tema para negociações bilaterais.

“Estamos totalmente tranquilos e sem pressas na reabertura da nossa fronteira, respeitamos integralmente a sua vontade de não proceder à reabertura antecipada de fronteiras”, afirmou.

António Costa salientou que esta fronteira terrestre se mantém aberta para transporte de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e para os emigrantes que pretendam atravessar a Espanha para vir a Portugal, recordando que França já assegurou que os portugueses não terão de cumprir quarentena no regresso de férias.

Lusa

Continue a ler

Populares