Ligue-se a nós

Atualidade

Temperaturas de 30 graus regressam no fim de semana

Publicado

Sol Primavera Flores

Até ao final da semana o sol e as nuvens serão uma constante.

No sábado, já se deve notar uma subida de temperatura, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com a máxima a poder atingir, em Lisboa, os 28 graus. No Alentejo, os termómetros já irão estar acima dos 30 graus.

Mas será no domingo, dia em que decorrem as eleições europeias, que o calor se irá sentir em todo o país. Para Lisboa, estão previstos 31 graus, com as regiões mais a sul interior a registarem ainda valores mais altos.

No Norte, a mudança não irá acontecer da mesma forma. As previsões do IPMA apontam que no Porto o máximo será os 24 graus, enquanto noutros distritos, como Vila Real e Viana do Castelo, o tempo mais quente será mais notório, subindo acima dos 30º Celsius.

Atualidade

Taxas moderadoras em centros de saúde acabam em 2020

Publicado

O parlamento aprovou esta sexta-feira um projeto de lei do Bloco de Esquerda que acaba com as taxas moderadoras nos centros de saúde e em consultas ou exames prescritos por profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O projeto-lei foi aprovado com votos contra do CDS-PP e votos favoráveis das restantes bancadas, tendo o grupo parlamentar anunciado que iria apresentar uma declaração de voto.

O objetivo do diploma é que “deixem de existir taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários e em todas as consultas e prestações de saúde que sejam prescritas por profissional de saúde e cuja origem de referenciação seja o SNS”.

No texto que foi hoje discutido e votado, o Bloco propõe a “dispensa de cobrança de taxas moderadoras” no atendimento, consultas e outras prestações de saúde no âmbito dos cuidados de saúde primários, bem como em “consultas, atos complementares prescritos e outras prestações de saúde, se a origem de referenciação para estas for o Serviço Nacional de Saúde”.

Continue a ler

Populares