Ligue-se a nós

Atualidade

STE convoca greve nacional na função pública para dia 31

Publicado

A Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), da UGT, convocou hoje uma greve nacional da função pública para dia 31, convergindo com outras organizações sindicais contra a proposta de aumentos salariais de 0,3%.

Em comunicado, a estrutura sindical anuncia que “decidiu convergir na ação com as restantes organizações sindicais da administração pública e decretar greve para o próximo dia 31 de janeiro”, lembrando que a estrutura sindical “abrange vários sindicatos desde enfermeiros, trabalhadores dos impostos e professores”.

“A Frente Sindical esperou até ao final da manhã de hoje, último dia previsto na lei para decretar a greve, na esperança que o Governo revisse a sua posição relativamente aos aumentos salariais” de 0,3% para 2020.

Para o STE, o Governo “pode e deve ir mais longe no que toca aos aumentos salariais para a administração pública”.

“É, absolutamente inaceitável a aposta em baixos salários – e sabemos que os aumentos salariais para a administração pública são um ponto de referência para o setor privado”, sublinha a estrutura sindical da UGT.

Para o sindicato liderado por Helena Rodrigues, a proposta do executivo “não só empobrece o país como vê afastar as pessoas mais qualificadas para fora do país levando a curto prazo” a uma administração pública “pouco atrativa e desqualificada”.

A greve do STE coincide com o dia da manifestação nacional marcada pela estrutura da CGTP, a Frente Comum, a Federação dos Sindicatos da Administração Público (Fesap), da UGT, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), afeta à CGTP e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE).

Atualidade

Sintra: Pegou fogo a namorada enquanto esta dormia

Publicado

Um homem de 33 anos foi hoje detido no concelho de Sintra por suspeitas de ter deitado sobre a namorada um líquido inflamável e ateado fogo de seguida, provocando-lhe queimaduras graves.

Em comunicado, a PSP adianta que, através da Divisão Policial de Sintra, foi detido um homem por suspeitas da prática do crime de violência doméstica.

“O homem é suspeito de ter deitado sobre a sua namorada, de 19 anos de idade, enquanto a mesma dormia, um líquido inflamável e ateado fogo de seguida, tendo provocado lesões na face e mãos, afetando gravemente as vias aéreas, pelo que foi a mesma transportada para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa”.

Face às gravidades das lesões sofridas, a mulher foi transferida para a unidade de queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A PSP indica também ter intercetado o homem nas imediações do local onde ocorreu o crime.

 

Continue a ler

Populares