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Desporto

Sporting multado em quase 6 mil euros por arremesso de pirotecnia frente ao Benfica

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O Sporting foi multado em 5.738 euros pelo uso de pirotecnia na receção ao Benfica, em jogo da 17.ª jornada da I Liga, anunciou hoje o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol.

O encontro de Alvalade esteve interrompido no início da segunda parte durante alguns minutos, depois de terem sido enviados alguns artefactos pirotécnicos para o relvado, o que levou o CD a abrir um processo disciplinar, que ainda decorre.

Além desta multa, o Sporting também terá de pagar 2.550 euros pela agressão de um adepto do Sporting a um do Benfica nas bancadas de Alvalade.

Por reincidência, o Benfica foi multado em 7.013 euros pelo uso de materiais pirotécnicos pelos seus adeptos.

Também por um jogo relativo à 17.ª jornada, frente ao Sporting de Braga, o FC Porto foi multado em 2.988 euros, também por uso de material pirotécnico pelos seus adeptos.

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Benfica, FC Porto e Sporting com perdas de 27 ME mês – especialist​​​​​​a

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Benfica, FC Porto e Sporting podem perder mais de 27 milhões de euros por cada mês de paragem do futebol devido à pandemia de covid-19, estimou à agência Lusa o especialista de gestão desportiva Alfredo Silva.

Segundo o professor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior Alfredo Silva, coordenador da licenciatura de Gestão das Organizações Desportivas, as perdas para os denominados ‘três grandes’ podem chegar a esses valores somando as três “áreas de negócio” mais relevantes em termos de receitas.

Se na bilheteira pode existir “uma perda real mensal de 4,3 milhões de euros”, números ponderados com os mais de 3,5 milhões de espetadores que assistiram a jogos da I Liga em 2018/19, a maior fatia dos quais em torno destes três rivais, os valores sobem muito mais quando se fala de transmissões televisivas.

Com o campeonato parado, não só os adeptos não podem marcar presença nos estádios, como não conseguem assistir às partidas em casa, através da televisão.

Nesse cenário, e assumindo uma paragem de um mês, as perdas com a distribuição televisiva das partidas, bem como outros conteúdos relacionados, originariam “uma perda de 17 milhões de euros” para os três clubes.

O outro eixo de perdas possíveis prende-se com os patrocínios e outros contratos de publicidade, que podem “ser mitigadas” para os clubes, mas acabam por afetar mais “as empresas e marcas patrocinadoras”.

“Os contratos poderão ser renegociados, facto que pode originar [para os clubes] perdas mensais de seis milhões de euros”, acrescenta o docente universitário.

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