Ligue-se a nós

Lifestyle

Será o ovo realmente amigo da saúde?

Publicado

Foto: Pixabay

A maioria dos cientistas e profissionais de saúde defende que é seguro comer a quantidade de ovos que quiser como parte de uma dieta equilibrada.

Contudo, surge um novo estudo indica que consumir somente um ovo por dia eleva o risco de morte por ataques cardíacos fulminantes em 12% e de sofrerem uma morte prematura até 16%.

Os investigadores apontam como culpados os elevados níveis de colesterol presentes na gema, que aumentam assim o risco de problemas cardíacos graves.

O estudo publicado no periódico JAMA, alerta que a gema do ovo é extremamente rica em colesterol.

Contrariamente pesquisas anteriores apontaram que consumir um ovo por dia reduz o risco de enfarte em 26%.

Apesar do ovo ser um alimento imensamente rico em colesterol, os especialistas sugerem que outros componentes são benéficos para a saúde do coração.

E ainda, que níveis elevados de proteína ajudam a promover a saciedade e a controlar o apetite.

Tom Sanders, professor de nutrição catedrático na Universidade King’s College, em Londres, no Reino Unido, diz que a população europeia não deve ficar preocupada com a quantidade de ovos que consome.

“Consumir ovos em moderação – entre três a quatro por semana – não apresenta qualquer risco para a saúde”, conclui.

Lifestyle

Oeiras oferece três sardinhadas

Publicado

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas está a organizar três sardinhadas para o dia 22 de junho, sábado, sendo que as sardinhas e o pão é gratuito.

A primeira sardinhada está marcada para as 16 horas no jardim ao lado do Mercado Municipal de Queijas. Às 18 horas, passe no Café Sede da Associação de Moradores 18 de Maio, na Outurela. Uma hora depois, pode ir à Associação de Moradores LUPECA, em Carnaxide.

As três sardinhadas são organizadas em parceria com outras entidades e, apesar de serem oferta, as sardinhas e o pão são limitados ao stock existente.

Continue a ler

Populares