Ligue-se a nós

Atualidade

Santarém: Ex-diretor do urbanismo começa hoje a ser julgado

Publicado

Justiça

O ex-diretor do urbanismo na Câmara de Santarém, António Duarte, começa hoje a ser julgado por abuso de poder e recebimento indevido de vantagens.

António Duarte dirigiu o Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística entre 2009 e 2011, período em que é acusado de fazer depender os processos da contratação do gabinete de arquitetura da filha ou da concessão de apoios a um centro social que dirigia.

O processo surge na sequência de denúncias que acusavam o diretor de usar “o Centro Social, Recreativo e Cultural de Vila Verde (Alijó) para a lavagem de dinheiro” em “negócios” com empreiteiros locais

Nas diligências realizadas, a Polícia Judiciária detetou “falta de clareza” documentação analisada o que levou à consulta dos movimentos bancários do arguido, que nega todas as acusações.

Atualidade

Porto e Gaia querem tabuleiro inferior da Ponte Luís I sem trânsito automóvel

Publicado

Foto: Wikipédia

As câmaras do Porto e de Gaia abandonaram a ideia de colocar passadiços no exterior do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, que liga os dois municípios, e defenderam a exclusão do trânsito automóvel.

Numa sessão dedicada às pontes entre Porto e Gaia, no âmbito do Ciclo “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, no Porto Innovation Hub, o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, revelou que o projeto está “parado e abandonado”, acrescentando que “não chegou a ir a Conselho de Cultura”, dado que chumbaria se tal sucedesse.

Quando foi anunciado, em 2015, o projeto previa a construção de dois passeios de dois metros do lado de fora do tabuleiro inferior da Ponte Luís I.

A construção dos passadiços suspensos custaria cerca de 600 mil euros e necessitaria da autorização da Direção Regional da Cultura do Norte. Contudo, as autoridades competentes do património levantaram dúvidas quanto a esta pretensão.

Continue a ler

Populares