Ligue-se a nós

Atualidade

PS venceu e reforçou a sua posição política no parlamento – Costa

Publicado

O secretário-geral do PS considerou o seu partido venceu e reforçou a sua posição política no parlamento, aumentando em número de mandatos e de votos, tendo triunfado em 15 dos círculos do território nacional.

António Costa falava perante centenas de apoiantes no Hotel Altis, em Lisboa, onde a direção do PS esteve a acompanhar a evolução dos resultados das eleições legislativas deste domingo.

“O PS não é só um grande partido popular, é também um grande partido nacional”, declarou o líder socialista, numa declaração inicial em que referiu que o seu partido “reforçou a sua posição” no parlamento face às legislativas de 2015.

Perante os jornalistas, o líder socialista sustentou a tese de que, “no essencial”, os parceiros de esquerda do Governo, Bloco de Esquerda e CDU, “consolidaram as respetivas posições”.

Na sua declaração inicial, António Costa procurou salientar que o PS vai “assumir o encargo da governação com alegria, mas com sentido de responsabilidade nos próximos quatro anos.

“O PS ganhou estas eleições e reforçou claramente a sua posição política em Portugal, aumentou e ganhou em votos, aumentou e ganhou em mandatos e é o único partido política que elege deputados em todos os círculos eleitorais do território nacional. E espero que elegerá também nos dois círculos que faltam apurar”, os da emigração (Europa e Fora da Europa).

António Costa fez ainda questão de destacar que o PS ganhou “em 15 dos 20 círculos eleitorais”.

Atualidade

Covid-19: Segundo tripulante português hospitalizado no Japão

Publicado

Um segundo cidadão português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess, confirmou à agência Lusa o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

“Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios relacionados com o novo coronavírus. Ambos dispõem dos cuidados médicos necessários e são apoiados pela embaixada portuguesa em Tóquio”, disse numa resposta escrita à Lusa fonte oficial do MNE.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que um dos portugueses é Adriano Maranhão e o segundo infetado “não quer ser identificado” e pediu que a “sua situação seja mantida privada”.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que havia um segundo caso nas mesmas circunstâncias que as do português infetado pelo novo coronavírus.

“Há um reduzido número de portugueses que, por sua vontade, permaneceram e permanecem na cidade chinesa de Wuhan e a informação que tenho é que todos se encontram bem. Há um cidadão português internado num hospital no Japão que é tripulante de um navio de cruzeiro e que está a receber tratamento, há outro cidadão português nas mesmas circunstâncias, três tripulantes portugueses que ainda estão a bordo desse navio de cruzeiro e todos eles têm sido submetidos a testes que têm dado sempre resultados negativos”, afirmou.

O chefe de diplomacia portuguesa falava aos jornalistas, à margem da sessão de encerramento do ciclo de conferências “NATO aos 70: Passado e Futuro”, em Lisboa.

Continue a ler

Populares