Ligue-se a nós

Atualidade

Proteção Civil mobiliza meios para gravar novela da SIC

Publicado

A Proteção Civil mobilizou esta quarta-feira um forte contingente de meios de combate a incêndios e de emergência para participar nas gravações de uma novela da SIC, revela o “Jornal de Notícias” (JN).

O objetivo foi recriar os fogos que deflagraram em Portugal em outubro de 2017 para a próxima aposta na ficção do canal da Impresa, “Flor de Sal”, segundo o jornal. Para as filmagens foram contactadas corporações de bombeiros de Leiria, INEM, militares do GIS, canarinhos da FEB e o SIRESP.

Questionado pelo JN sobre o assunto, Carlos Guerra, responsável pelo Comando Distrital das Operações de Socorro de Leiria, disse que a mobilização de meios em causa adveio “das autorizações e das respetivas orientações que vieram do comando nacional”.

Atualidade

Taxas moderadoras em centros de saúde acabam em 2020

Publicado

O parlamento aprovou esta sexta-feira um projeto de lei do Bloco de Esquerda que acaba com as taxas moderadoras nos centros de saúde e em consultas ou exames prescritos por profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O projeto-lei foi aprovado com votos contra do CDS-PP e votos favoráveis das restantes bancadas, tendo o grupo parlamentar anunciado que iria apresentar uma declaração de voto.

O objetivo do diploma é que “deixem de existir taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários e em todas as consultas e prestações de saúde que sejam prescritas por profissional de saúde e cuja origem de referenciação seja o SNS”.

No texto que foi hoje discutido e votado, o Bloco propõe a “dispensa de cobrança de taxas moderadoras” no atendimento, consultas e outras prestações de saúde no âmbito dos cuidados de saúde primários, bem como em “consultas, atos complementares prescritos e outras prestações de saúde, se a origem de referenciação para estas for o Serviço Nacional de Saúde”.

Continue a ler

Populares