Atualidade
Prosseguem buscas por jovens desaparecidos nas praias de Portugal

As buscas para encontrar o jovem de 19 anos que desapareceu no domingo no mar da praia da Costa Nova, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, foram retomadas esta manhã, assim como as buscas do rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia.
As autoridades marítimas estão envolvidas em mais duas buscas de jovens, um na Praia da Vieira, na Marinha Grande, Leiria, e outro no rio Tejo, em Lisboa.
Quanto às buscas em Ílhavo, fonte da Autoridade Marítima Nacionale da Marinha Portuguesa adiantou que estão a ser realizadas numa extensão de 25 quilómetros para sul da entrada da Barra do Porto de Aveiro.
Estão envolvidos um total de 11 meios, (três embarcações, duas motas de água, uma moto 4×4, quatro veículos TT e um helicóptero) e 20 operacionais dos Bombeiros e proteção civil municipal de Ílhavo e Vagos.
Foi disponibilizado um psicólogo para dar apoio aos amigos da pessoa desaparecida.
O jovem de 19 anos, com nacionalidade brasileira, encontra-se desaparecido após alegadamente ter ido a banhos e ter sido arrastado pela forte corrente que se fazia sentir na praia da Costa Nova.
Segundo a Polícia Marítima, dois jovens terão ido a banhos na praia da Costa Nova, “tendo o jovem de 15 anos conseguido sair da água pelos próprios meios e o jovem de 19 anos acabado por desaparecer no mar, pela forte corrente que se fazia sentir”
Hoje de manhã foram também retomadas as buscas para encontrar um jovem de 21 anos que está desaparecido desde o final da tarde de sábado na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, no distrito de Leiria.
Foram igualmente retomadas hoje as buscas para encontrar um jovem desaparecido no Rio Tejo no domingo após ter caído à água na zona do Cais do Sodré, em Lisboa.
Em declarações à agência Lusa no domingo, fonte da Polícia Marítima disse que o alerta para a ocorrência foi dado pelas 11:40.
Segundo a mesma fonte, o jovem que se encontra desaparecido no Rio Tejo caiu ao rio e “o amigo dele lançou-se à água para o tentar salvar e, depois, houve uma terceira pessoa que se lançou à água também para salvar esse amigo”.
A fonte disse que o amigo teve de ser socorrido e transportado para o hospital. Não houve necessidade de assistir a terceira pessoa envolvida.
As buscas do rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Gaia (Porto), continuam esta segunda-feira por terra, disse à Lusa fonte oficial.
Em declarações à Lusa, o capitão do Porto e comandante local da Polícia Marítima do Douro, Rui Lampreia, declarou que as buscas por mar terminaram ontem “sem novidades”.
Rui Lampreia explicou, todavia, que as buscas do rapaz de nacionalidade marroquina vão continuar por terra esta segunda-feira de forma “aleatória”, ou seja, vão ser realizadas de manhã, a meio da manhã e à tarde, mas já não vão ser feitas de forma contínua como nestes últimos três dias.
As buscas hoje foram realizadas entre a Foz e a zona de Aguda e a duas milhas de profundidade, precisou.
Nas operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e comandante local da Polícia Marítima do Douro, estiveram empenhadas, por mar, três embarcações da Estação Salva-vidas do Douro, do comando-local da Polícia Marítima de Leixões, dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, bem como uma mota de água dos Bombeiros Voluntários da Aguda.
Por terra, estiveram empenhados elementos do comando-local da Polícia Marítima do Douro, dos Bombeiros Voluntários da Aguda, de Coimbrões e de Valadares e ainda dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia.

3 Comments