Ligue-se a nós

Atualidade

Primeiro Super Jackpot Mínimo Garantido de 130 ME do novo Euromilhões sorteado hoje

Publicado

Euromilhões

O primeiro ‘jackpot’ de 130 milhões de euros do novo Euromilhões é hoje sorteado, na sequência de uma reformulação dos prémios e da imagem do jogo acordada por 10 operadores europeus e que se efetivou este mês.

O sorteio do Euromilhões vai passar a contar com pelo menos três sorteios anuais de 130 milhões de euros como prémio mínimo garantido e os ‘jackpots’ acumulados podem atingir um valor de 250 milhões de euros.

De acordo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que gere os jogos sociais do Estado, “o aumento do valor máximo do ‘jackpot’ para 200 milhões de euros (atualmente em 190 milhões de euros é a principal novidade do novo Euromilhões”.

“Se este valor for atingido, pode manter-se durante cinco sorteios consecutivos sem que o primeiro prémio seja atribuído. Mas, caso o ‘jackpot’ de 200 milhões saia, no ciclo seguinte o valor máximo aumentará para 210 milhões, e o mesmo mecanismo será repetido, sucessivamente, em parcelas de 10 milhões, até atingir o montante máximo de 250 milhões”, explica a SCML em comunicado.

A reformulação dos prémios, acordada pelos 10 operadores europeus deste jogo, é uma das novidades associadas à mudança de imagem do Euromilhões, visível nos bilhetes desde o sorteio de 04 de fevereiro.

“A nova vida do Euromilhões conta também com a probabilidade de ocorrerem ‘jackpots’ mais elevados e frequentes e com a realização anual de três sorteios promocionais de Super Jackpot Mínimo Garantido, que irão oferecer prémios no valor de 130 milhões de euros (ou aproximado)”, adiantou a SCML.

O formato do jogo, no entanto, mantém-se inalterado: os apostadores devem continuar a escolher em cada aposta cinco números e duas estrelas, o valor de aposta mínimo mantém-se nos 2,5 euros, que inclui o sorteio semanal do jogo “M1LHÃO”, e as possibilidades de se ser premiado continuam a ser de 1 em 13.

O Euromilhões foi lançado a 13 de fevereiro de 2004, em Espanha, França e Inglaterra, chegou a Portugal, Irlanda, Áustria, Bélgica, Suíça e Luxemburgo a 02 de outubro do mesmo ano, e o primeiro sorteio realizou-se em Portugal no dia 8 de outubro de 2004.

Atualidade

Governo e sindicatos voltam a negociar salários na função pública

Publicado

O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, e as três estruturas sindicais da Função Pública têm agendada uma nova ronda negocial sobre aumentos salariais, na sequência das contrapropostas apresentadas na segunda-feira pelos sindicatos.

Esta reabertura do processo negocial começou com o Governo a propor um aumento reforçado de sete euros para todos os funcionários públicos cujo salário está situado entre os níveis 4 e 5 da Tabela Remuneratória Única, ou seja, entre 635,07 euros e 683,13 euros, respetivamente, mantendo a atualização de 0,3% para os restantes trabalhadores.

Na última reunião, as três estruturas sindicais da função pública manifestaram a sua discordância com aumentos diferenciados, defenderam subidas mais robustas.

A Fesap aponta para 2,9%, a Frente Comum quer um aumento mínimo de 90 euros mensais para todos os funcionários públicos e a Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) defende uma atualização das remunerações e da Tabela Remuneratória Única em 2%.

Além disso, exigem e a reposição dos 25 dias úteis de férias, retirados durante a troika, e um aumento do subsídio de refeição face aos 4,77 euros atuais.

Continue a ler

Populares