Ligue-se a nós

Atualidade

Portugueses tencionam gastar cerca de 400 euros este Natal

Publicado

As famílias portuguesas contam este ano com quase 400 euros em média para as compras de Natal, mais nove euros em relação ao ano passado, com o dinheiro a ser distribuído por prendas, refeições, eventos e viagens, de acordo com um estudo da Deloitte.

Em média, cada agregado deverá gastar 387 euros, com os presentes a consumirem a maior fatia do orçamento (41%), tal como em 2018, seguidos da alimentação.

Excluindo as viagens, o orçamento cai para os 306 euros, segundo um Estudo de Natal 2019 da consultora Deloitte. Ou seja, não só não aumenta como fica oito euros abaixo da despesa realizada no ano passado.

Portugal continua a apresentar-se como um dos mais países mais otimista; apenas 26% dos portugueses consideram que a situação económica do país é negativa, contra 83% em 2012, no pico da crise económica e financeira. De entre os oito países em análise, Portugal é o que regista um índice de confiança económica mais elevado, com 72% dos inquiridos a considerar que a economia nacional é estável ou está em crescimento.

Ainda assim, o orçamento para o Natal é menos de metade do que estava a ser gasto antes da crise, o que para a consultora afasta um regresso aos níveis de despesa de 2008/2009.

Atualidade

“Esperei até ficar com fome”. E foi assim que uma banana de 108 mil euros foi comida

Publicado

Antes de comer a banana que o artista italiano Maurizio Cattelan fixou na parede com fita adesiva, uma obra vendida por 108.000 euros, em Miami, David Datuna esperou algumas horas até “ficar com fome”, explicou entre risadas o artista, esta segunda-feira, já de volta a Nova Iorque.

A banana incluída na obra de arte “Comedian”, do artista italiano Maurizio Cattelan, em exposição na feira Art Basel, em Miami, Estados Unidos, foi comida ontem à tarde. O “provador” de serviço foi David Datuna.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

“Hungry Artist” Art performance by me 🙂 I love Maurizio Cattelan artwork and I really love this installation It’s very delicious 🙂

Uma publicação partilhada por David Datuna (@david_datuna) a

Nascido em Tbilisi e residente nos Estados Unidos há 22 anos, Datuna reivindicou o irreverente gesto que causou sensação depois de ter publicado na sua conta de Instagram um vídeo no qual aparecia a comer a famosa banana. A banana foi substituída rapidamente por outra na parede da galeria.

Embora esta “performance artística” possa implicar problemas legais, Datuna gabou-se nesta segunda, em conferência de imprensa, em Nova Iorque, de ser “o primeiro artista a comer a arte de outro artista”. E disse que desde então recebeu “40.000 a 50.000 mensagens no Instagram”, quase todas encorajadoras.

Datuna diz que respeita o trabalho de Cattelan, conhecido pela sua sanita de ouro de 18 quilates chamada “America”, que foi roubada em setembro de um castelo inglês.

“Ele é um génio”, que “goza com tudo”, afirmou Datuna. Mas “também me agrada o que eu fiz”. “Penso que os artistas existem para fazer as pessoas felizes e lhes dar prazer, e foi isso que eu fiz”, acrescentou.

Continue a ler

Populares