Ligue-se a nós

Atualidade

Portugal deixou hoje de estar na lista verde de viagens internacionais do Governo britânico

Publicado

Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e Açores, deixaram de pertencer à lista verde de viagens internacionais do Governo britânico esta terça-feira às 4h00.
A decisão britânica de retirar Portugal da lista verde de viagens internacionais devido à pandemia da Covid-19 foi tomada na última quinta-feira e passou a vigorar a partir das 4h da madrugada de hoje, terça-feira.

A partir de agora, qualquer pessoa que chegue de Portugal ao Reino Unido tem, além de ter de fazer dois testes PCR à Covid-19, de cumprir um período de quarentena.

Aquando da decisão, o governo britânico justificou que Portugal passaria para a lista amarela para “salvaguardar a saúde pública contra variantes preocupantes” e proteger a o programa de vacinação britânico.

Por cá, os argumentos apresentados pelo Reino Unido não convenceram. O Presidente da República considerou que a decisão de retirar Portugal da lista verde de viagens internacionais não é justificável com a identificação de casos da “variante indiana”. “Já há um mês, no Reino Unido, o peso da variante indiana era muitíssimo elevado. Não houve uma variação repentina em quinze dias ou três semanas ou um mês”, explicou.

No mesmo sentido, o primeiro-ministro António Costa disse que a situação sanitária “não justifica” a decisão do Reino Unido.

“Sabemos todos bem que da antiga variante indiana, a variante delta, há muitos mais casos no Reino Unido do que existe em Portugal. Da mutação, chamada nepalesa, bom, temos 12 casos em todo o país, o Reino Unido tem bastante mais”, argumentou.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros considerou os argumentos britânicos “inválidos”, depois de, na própria quinta-feira ter afirmado não ter “lógica” a decisão do Reino Unido.

Após o anúncio da decisão britânica, na última quinta-feira, milhares de turistas interromperam as férias e rumaram a casa. Só do aeroporto de Faro, no Algarve, saíram no sábado cerca de 10 mil britânicos.

Atualidade

Tony Carreira sofre enfarte

Publicado

Tony Carreira sofre enfarte do miocárdio

Tony Carreira está internado no Hospital de Faro já foi submetido a um cateterismo.

O cantor deu entrada, hoje de manhã, no Hospital de Faro, onde permanece internado no serviço de cardiologia.

De acordo com o site, O Nascer do Sol, o cantor já foi sujeito a um cateterismo e encontra-se estável.

Continue a ler

Populares