Ligue-se a nós

Lifestyle

Poluição atmosférica é mais letal que fumar

Publicado

Foto: Pixabay

Membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que a poluição atmosférica seja a maior responsável pela morte de milhões, anualmente.

A poluição atmosférica é ainda apontada como a maior causa por trás do aparecimento de doenças cardíacas e de vários tipos de cancro, sendo “mais nociva do que o tabaco” é assim que a OMS descreve a poluição.

Os especialistas explicam que as partículas expelidas pelos veículos de transporte, fábricas e unidades petrolíferas são a principal causa de ar poluído.

Para além de doenças cardíacas, a poluição atmosférica contribui para o aparecimento de cancro, diabetes e de doenças crónicas pulmonares.

A OMS garante ainda que em média nos países desenvolvidos a esperança média de vida dos indivíduos é 1,5 anos menor devido aos agentes poluentes presentes na atmosfera.

Estima-se que na Europa os países mais afetados sejam a Alemanha, Itália e França.

A pesquisa revelou ainda que a poluição causa anualmente 8,8 milhões de mortes no mundo, e o dobro do valor na Europa do que previamente se pensava.

O tabaco é, segundo a OMS, por sua vez responsável por 7,2 milhões de mortes por ano.

A equipa de investigadores alemã envolvida no estudo, do Centro Médico Universitário de Mainz, apela agora aos governos para criarem normas e um controlo mais apertado da poluição, sobretudo relativamente àquela que é emitida industrialmente.

Salientando a importância de optar cada vez mais por energias renováveis.

O estudo foi publicado no periódico científico European Heart Journal.

Lifestyle

A síndrome ‘pré segunda-feira’

Publicado

Foto: Pixabay

Mais de 75% dos trabalhadores norte-americanos, e muitos estudantes, sofrem da ‘síndrome pré-segunda’, e, na maioria dos casos, este problema está associado à insatisfação com o trabalho, aos conflitos com os colegas e/ou à falta de perspetiva na vida profissional e pessoal.

Avança um estudo realizado nos Estados Unidos pelo portal Fast Company, e publicado no site Mega Curioso, que para minimizar a angústia é tentar perceber o que a provoca e tentar lidar com a situação.

Na verdade são muitos os conflitos no ambiente de trabalho e é importante aprender a deixar os problemas no escritório.

Sugere a responsável pelo estudo que, à sexta-feira, deve organizar e planear as atividades da semana seguinte para que se sinta com menos stress na segunda-feira de manhã .Se estiver desmotivado o ideal é criar metas pessoais e pôr em prática os seus planos.

Para o fim de semana, Gwenn sugere que os mesmos devem ser organizados de forma a conseguir ter tempo para relaxar e fazer coisas que o deixam feliz.

Continue a ler

Populares