Ligue-se a nós

Lifestyle

Poluição atmosférica é mais letal que fumar

Publicado

Foto: Pixabay

Membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que a poluição atmosférica seja a maior responsável pela morte de milhões, anualmente.

A poluição atmosférica é ainda apontada como a maior causa por trás do aparecimento de doenças cardíacas e de vários tipos de cancro, sendo “mais nociva do que o tabaco” é assim que a OMS descreve a poluição.

Os especialistas explicam que as partículas expelidas pelos veículos de transporte, fábricas e unidades petrolíferas são a principal causa de ar poluído.

Para além de doenças cardíacas, a poluição atmosférica contribui para o aparecimento de cancro, diabetes e de doenças crónicas pulmonares.

A OMS garante ainda que em média nos países desenvolvidos a esperança média de vida dos indivíduos é 1,5 anos menor devido aos agentes poluentes presentes na atmosfera.

Estima-se que na Europa os países mais afetados sejam a Alemanha, Itália e França.

A pesquisa revelou ainda que a poluição causa anualmente 8,8 milhões de mortes no mundo, e o dobro do valor na Europa do que previamente se pensava.

O tabaco é, segundo a OMS, por sua vez responsável por 7,2 milhões de mortes por ano.

A equipa de investigadores alemã envolvida no estudo, do Centro Médico Universitário de Mainz, apela agora aos governos para criarem normas e um controlo mais apertado da poluição, sobretudo relativamente àquela que é emitida industrialmente.

Salientando a importância de optar cada vez mais por energias renováveis.

O estudo foi publicado no periódico científico European Heart Journal.

Lifestyle

Oeiras oferece três sardinhadas

Publicado

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas está a organizar três sardinhadas para o dia 22 de junho, sábado, sendo que as sardinhas e o pão é gratuito.

A primeira sardinhada está marcada para as 16 horas no jardim ao lado do Mercado Municipal de Queijas. Às 18 horas, passe no Café Sede da Associação de Moradores 18 de Maio, na Outurela. Uma hora depois, pode ir à Associação de Moradores LUPECA, em Carnaxide.

As três sardinhadas são organizadas em parceria com outras entidades e, apesar de serem oferta, as sardinhas e o pão são limitados ao stock existente.

Continue a ler

Populares