Ligue-se a nós

Lifestyle

Poluição atmosférica é mais letal que fumar

Publicado

a

Foto: Pixabay

Membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que a poluição atmosférica seja a maior responsável pela morte de milhões, anualmente.

A poluição atmosférica é ainda apontada como a maior causa por trás do aparecimento de doenças cardíacas e de vários tipos de cancro, sendo “mais nociva do que o tabaco” é assim que a OMS descreve a poluição.

Os especialistas explicam que as partículas expelidas pelos veículos de transporte, fábricas e unidades petrolíferas são a principal causa de ar poluído.

Para além de doenças cardíacas, a poluição atmosférica contribui para o aparecimento de cancro, diabetes e de doenças crónicas pulmonares.

A OMS garante ainda que em média nos países desenvolvidos a esperança média de vida dos indivíduos é 1,5 anos menor devido aos agentes poluentes presentes na atmosfera.

Estima-se que na Europa os países mais afetados sejam a Alemanha, Itália e França.

A pesquisa revelou ainda que a poluição causa anualmente 8,8 milhões de mortes no mundo, e o dobro do valor na Europa do que previamente se pensava.

O tabaco é, segundo a OMS, por sua vez responsável por 7,2 milhões de mortes por ano.

A equipa de investigadores alemã envolvida no estudo, do Centro Médico Universitário de Mainz, apela agora aos governos para criarem normas e um controlo mais apertado da poluição, sobretudo relativamente àquela que é emitida industrialmente.

Salientando a importância de optar cada vez mais por energias renováveis.

O estudo foi publicado no periódico científico European Heart Journal.

Publicidade

COMENTÁRIOS

Lifestyle

Próximo Destino

Os melhores destinos de lua-de-mel.

Publicado

a

Agora que chegou a primavera, começa também a temporada dos casamentos!

Se vai casar este ano ou em 2020, reunimos os melhores destinos de lua-de-mel, tendo em conta as diferentes épocas do ano.

 

Janeiro e fevereiro

O início do ano convida a trocar o frio de Portugal pelo calor dos destinos mais tropicais. Janeiro e fevereiro são a época perfeita para descobrir a Tailândia! As Ilhas PhiPhi têm paisagens deslumbrantes, assim como as regiões de Phuket, Krabi ou Koh Samui.  Se está à procura de um destino romântico, Tailândia é a aposta certa.

 

Março e abril

Com o aproximar da Páscoa, Jamaica e México são destinos que chamam por nós! Com resorts para as diferentes carteiras, uma coisa é certa: estes destinos são para casais que querem namorar, passear e descansar muito. Durante março e abril está bom tempo por lá e no final de abril já se consegue encontrar preços ainda mais em conta (desde que não coincida com as férias da Páscoa).

 

Maio e junho 

Se o orçamento permitir, uma semana num bungalow dentro de água nas Ilhas Fiji, é sem dúvida uma boa opção nesta época do ano. Também é uma boa altura para fazer as malas e partir à descoberta das Ilhas Gregas ou da costa italiana. O tempo na Europa é convidativo, mas os preços ainda não são os de época alta.

 

Julho e agosto 

Os meses de bom tempo no nosso país, são também a época de monções no sudeste asiático… Estes não são bons meses para conhecer a Tailândia, Malásia ou Filipinas. As Caraíbas também estão em época de chuvas e tempestades e por isso tornam-se destinos de Lua-de-Mel imprevisíveis. Em compensação, o Brasil é uma óptima opção! Fernando de Noronha por exemplo, tem hotéis lindos e o bom tempo está garantido até setembro.

 

Setembro e outubro  

Estes são os dois meses em que mais casais partem em Lua-de-Mel. No entanto, esta é também das épocas mais complicadas para viajar, uma vez que a maior parte dos destinos paradisíacos estão em época de chuva e mau tempo. Bali pode ser uma excelente opção: não está em época de chuvas e os preços tanto em estadia como em alimentação, são bastante convidativos.

 

Novembro e dezembro

Se vai casar no verão e consegue esperar uns tempos para ir de Lua-de-Mel, novembro e dezembro são excelentes escolhas! As Filipinas e Maldivas por exemplo, são bons destinos para visitar no final do ano. As Caraíbas também já estão livres das monções e em novembro ainda consegue encontrar alguns preços mais baixos. Quanto mais perto da data de Natal e Ano Novo, mais os preços sobem.

 

Boa viagem!!

 

Continue a ler

Populares