Ligue-se a nós

Atualidade

Phone Off: PSP fiscaliza uso de telemóveis durante a condução

Publicado

A Polícia de Segurança Pública (PSP) dá hoje início à operação “Phone Off” para fiscalizar até 12 de maio o uso do telemóvel pelos condutores, com o objetivo de alertar e dissuadir comportamentos de risco.

A PSP lembra que “com exceção dos aparelhos dotados de um único auricular ou de microfone com sistema de alta voz, o Código da Estrada proíbe a utilização e manuseamento de telemóveis durante a condução/marcha dos veículos atendendo a que estudos demonstram os seus efeitos nocivos, comprovando que o uso de ferramentas digitais ao volante aumenta drasticamente o risco de acidentes rodoviários”.

Os dados indicam que “manter uma conversa telefónica durante a condução, possui efeitos tão nocivos como conduzir sob influência de álcool”.

De acordo com dados da PSP, entre 01 de janeiro e 30 de abril foram registados 4.998 acidentes, que provocaram 53 mortos, 231 feridos graves e 5.888 feridos ligeiros.

Atualidade

Autoridades empenharam mais de 150 elementos no transporte de combustível

Publicado

Camião

A GNR e a PSP asseguraram, no total, o transporte de combustível em 139 veículos pesados, empenhando 158 elementos nesta operação, na sequência da greve dos motoristas.

Dados divulgados à agência Lusa pelo Ministério da Administração Interna, que acrescenta que estes transportes de combustível foram realizados entre segunda-feira, dia 12 de agosto, e domingo, dia em que a greve foi desconvocada pelo segundo e último sindicato que a tinham convocado.

Devido à greve dos motoristas, o Conselho de Ministros declarou em 09 de agosto a situação de crise energética, tendo esta manhã, um dia depois da desconvocação da greve, decretado o seu fim a partir das 23:59 de hoje.

Para terça-feira está marcada uma reunião no Ministério das Infraestruturas e Habitação, em Lisboa, para a retoma de negociações entre a associação patronal Antram e o SNMMP.

Continue a ler

Populares