Voltar
O que significa este símbolo no seu cartão multibanco?
13 Jul 2018

O símbolo é igual, mas é uma coisa diferente. Talvez nunca tenha reparado, mas agora os cartões (não todos, mas muitos) trazem este bonequinho.

Significa que tem um Cartão contactless. O que é isso e para que serve?

O Banco de Portugal divulgou uma informação que poucos conhecem. Esta funcionalidade é muito prática, mas muitos têm medo. Sendo bem explicado pode ganhar confiança e começar a usá-la.

Contactless é uma palavra inglesa que significa “sem contacto”. Por outras palavras pode usar o seu cartão multibanco, um telemóvel, um relógio, uma pulseira ou outro dispositivo com tecnologia contactless, para fazer compras de baixo valor só encostando (ou nem isso) o seu MB ou equipamento ao terminal de pagamento multibanco e sem marcar qualquer código. Mas isso não é imensamente perigoso?

Sem o PIN?!
Sim. Basta aproximar o cartão (normalmente, a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless e a compra fica feita.

Os cartões e os Terminais de Pagamento Automático com tecnologia contactless são identificados com o tal símbolo. Veja se os seus cartões têm.

A tecnologia contactless é ativada assim que usar o cartão pela primeira vez. Não tem de fazer nada de especial. Se já usou o seu cartão uma vez normalmente com o PIN, então já pode experimentar encostar o cartão no terminal para fazer uma compra (inferior a 20 euros).

É seguro fazer pagamentos contactless?
Diz o Banco de Portugal que a tecnologia contactless oferece maior segurança ao titular do cartão e maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que lhe facilita fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público.

Para fazer um pagamento com tecnologia contactless, é sempre necessário que o comerciante introduza primeiro o valor da transação no TPA (Terminal de pagamento). Depois, o cliente terá sempre de confirmar o valor da transação. Confirmado o valor, o cliente terá de aproximar o cartão ao TPA com tecnologia contactless, tipicamente a uma distância inferior a 4 centímetros, para que a transação seja efetuada. O terminal não efetua novas transações até que a transação em curso esteja concluída.

Quais são os limites?
Cada pagamento contactless não pode exceder o valor máximo permitido (geralmente, 20 euros). Esse valor máximo é definido pelo seu banco. Existe também um limite ao valor de pagamentos consecutivos que pode fazer sem inserir o PIN (geralmente, 60 euros). Esse limite também é definido pela entidade que emitiu o cartão. Informe-se junto da entidade que emitiu o seu cartão sobre quais são os limites aplicáveis ao seu cartão. De vez em quando, o sistema pede o PIN para confirmar que o cartão é mesmo seu. Não é avaria. É uma medida de segurança adicional.

Posso desativar a funcionalidade contactless?
Pode. Só tem de contactar o seu banco.

Record FM com Contas Poupança

19 Sep 2018
Quatro arguidos entre os beneficiários de apoio em Pedrógão Grande

19 Sep 2018
Porto: Cientistas procuram voluntários para comer atum

19 Sep 2018
Padrasto que agrediu bebé fica em liberdade