Ligue-se a nós

Atualidade

“O Norte também faz parte de Portugal” – Rui Moreira não poupa nas críticas à TAP

Publicado

facebook: Rui Romreira 2017

O presidente da Câmara Municipal do Porto foi hoje bastante crítico com a TAP.

Os autarcas da região Norte reuniram-se esta terça-feira para tomar uma posição conjunta contra o plano de retoma de voos da TAP. Rui Moreira diz que o Governo tem de se decidir. E que se a quiser ajudar como “uma companhia de caráter regional” a pode incorporar na Carris.

O autarca do Porto veio hoje a público criticar o plano anunciado pela TAP para a retoma de parte dos seus voos durante o mês de junho. “Não tentemos por um momento ocultar a realidade. A realidade é simples: A TAP está a tentar impor um confinamento ao Porto e ao norte”, disse hoje Rui Moreira em conferência de imprensa.

A TAP anunciou na segunda-feira que as ligações entre o Porto e Lisboa vão aumentar para três por dia em julho, sendo repostas as “ligações diretas do Porto aos principais mercados de destino e origem de passageiros da TAP desde o aeroporto Francisco Sá Carneiro”, anunciou ontem a companhia, incluindo voos para Paris, Luxemburgo e dois semanais para a Madeira.

Para Rui Moreira, a TAP nunca perdeu o vínculo de ser uma empresa de caracter colonial e a sua estrutura nunca pensou de outra maneira”.

Sem parar o autarca do Porto disse que “ou é uma empresa privada que não serve o país, ou é uma empresa participada pelo Governo que tem que ser tomada como um ativo estratégico nacional. Se querem uma companhia de carater regional, incorporem a TAP na Carris. Não façam de nós tolos”, afirmou.

Rui Moreira destacou o contributo da região norte para a produtividade do país durante a pandemia. “Esta região foi a que mais contribuiu para o crescimento da produtividade nacional onde as empresas continuaram a trabalhar”.

Para o autarca, “a TAP não pode ser tratada como uma entidade diferente. O Porto, Trás-os-Montes, o Douro e o Minho, e a parte norte da região centro, também fazem parte de Portugal”, concluiu Rui Moreira.

Atualidade

Presidente brasileiro tem Covid-19

Publicado

O Presidente do Brasil, disse hoje que está infetado com o novo coronavírus, um dia depois de relatar sintomas e realizar um teste num hospital Militar, em Brasília.

Numa comunicação via Facebook, Bolsonaro confirmou o resultado positivo do teste e adiantou que fez uma radiografia e que o pulmão “estava limpo”.

O Presidente já havia informado a apoiantes que estava com febre e dores no corpo e, por isso, decidiu fazer o exame.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 1,62 milhões de casos e 65.487 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 538 mil mortos e infetou mais de 11,64 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

 

Lusa

Continue a ler

Populares