Voltar
Dia Língua Gestual: MusicSign leva música à comunidade surda
15 nov 2018


Esta quinta-feira, dia 15 de novembro, assinala-se o Dia Nacional de Língua Gestual Portuguesa. O objetivo passa por promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.

Uma dupla de intérpretes de língua gestual portuguesa criou um projeto para levar a música à comunidade surda, num exercício onde a interpretação e a coreografia se juntam para dar vida às letras de canções populares.

No canal de Youtube do duo de Coimbra MusicSign há interpretações de músicas de Ed Sheeran, Ana Moura, Salvador Sobral, Shawn Mendes, entre muitos outros. Rui Oliveira e Rafaela Silva interpretam as canções.

A música In My Blood, de Shawn Mendes, é o video mais recente:


Tudo começou como uma brincadeira: em 2015, os dois intérpretes de língua gestual portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) decidiram gravar um vídeo em que interpretam "Atrevimento", de Kataleya e Anselmo Ralph.

A receção por parte da comunidade surda não poderia ter sido melhor, conta à agência Lusa Rafaela Silva, também docente na ESEC.

Os dois intérpretes transformam-se quase em dançarinos nos vídeos, onde, com a expressão da cara, mas também do corpo, procuram complementar a língua gestual.

 

Ana Marisa Vieira

06 Dec 2018
Conan Osiris, D.A.M.A, Surma e Lura entre os compositores do Festival da Canção 2019

09 Nov 2018
Spice Girls arrancará com apenas quatro elementos

30 Oct 2018
Marco Paulo regressou aos palcos