Ligue-se a nós

Atualidade

Morreu o ‘pai’ da cassete

Publicado

Morreu Lou Ottens, o engenheiro holandês responsável pela invenção da cassete de fita magnética. Tinha 94 anos. O pai da cassete morreu em sua cidade natal, Duizel, no fim de semana passado, mas a família só agora anunciou o óbito.

A sua invenção transformou a forma como as pessoas ouviam música, pois permitia a gravação e reprodução das músicas preferidas em qualquer altura.

Estima-se que tenham sido vendidas 100 mil milhões de cassetes em todo o mundo desde o seu lançamento na década de 60.

Lou Ottens tornou-se chefe do departamento de desenvolvimento de produto da Phillips em 1960, onde ele e sua equipa desenvolveram a cassete de fita magnética. Três anos depois era apresentada numa feira de eletrónica em Berlim, na Alemanha, e rapidamente se tornou um sucesso mundial.

O engenheiro viria mais tarde a fazer um acordo com a Phillips e a Sony para patentear o seu modelo, depois de várias empresas japonesas terem produzido cassetes semelhantes e em vários tamanhos. Esteve também envolvido no desenvolvimento do CD (compact disk).

Publicidade

COMENTÁRIOS

Atualidade

Telma Monteiro campeã europeia de Judo

Publicado

A judoca Telma Monteiro conquistou hoje a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por ‘ippon’.

Telma alcançou o sexto título europeu e chegou à 15.ª medalha em igual número de presenças em Europeus, tornando-se a primeira judoca a conquistar ‘metais’ em 15 Europeus.

No combate diante de Kajzer, 15.ª do mundo e com quem Telma Monteiro tinha perdido em 2020, em Telavive, a judoca do Benfica, 10.ª, conseguiu pontuar para ‘ippon’, terminando de imediato o combate, aos 39 segundos do prolongamento (‘golden score’).

Antes da final, a judoca tinha vencido a experiente austríaca Sabrina Filzmoser (waza-ari), duas vezes campeã europeia e 31.ª do mundo, a belga Mina Libeer (ippon), 48.ª, e a kosovar Nora Gjakova, quarta e a grande favorita em Lisboa, como mais bem classificada dos -57 kg na capital portuguesa.

Continue a ler

Populares