Música
Morreu o músico Carlos Costa, do Trio Odemira, aos 80 anos

O músico Carlos Costa, de 80 anos, que fez parte do Trio Odemira, morreu este domingo, anunciou hoje este grupo.
O Trio Odemira contava mais de 60 anos de carreira, formou-se em 1958, e protagonizou êxitos como “Ana Maria” e “Anel de Noivado”, tendo sido o primeiro a gravar em disco temas populares alentejanos, à exceção dos grupos corais, segundo a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, que dá como exemplo o ‘single’ “Rio Mira”, de 1958.
Esta enciclopédia indica que o repertório do trio inclui várias canções espanholas e sul-americanas, algumas gravadas em português, temas tradicionais da Beira Baixa e do Alentejo, e versões de canções gravadas por Tony de Matos (1924-1989), Amália Rodrigues (1920-1999) e Max (1918-1980).
O grupo, segundo a mesma fonte, detém recordes de vendas como um Disco de Platina (mais de 140 mil exemplares) e seis Discos de Ouro (mais de 40 mil exemplares, cada).
Em 2019, o trio atuou, celebrando os 60 anos de carreira, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, entre outros palcos e, em setembro de 2016, foi distinguido com Prémio de Mérito e Excelência Cidade de Moura, na área da Música.
Alem de Carlos Costa, que residia na aldeia dos Capuchos, no concelho de Almada, no distrito de Setúbal, constituíam o trio os seus irmãos Júlio Costa e Mingo Rangel.

Atualidade
Álbum inédito de Prince cinco anos após a sua morte

Cinco anos depois do desaparecimento de Prince, a exploração do seu espólio continua e está programada, para 30 de julho, a saída de um álbum inédito – “Welcome 2 America” –, indicou quinta-feira fonte da Legacy Recordings, marca da Sony.
A faixa com este título começou a ser difundida nas plataformas digitais a partir de hoje. Nela pode-se ouvir Prince declamar, de forma falada e cantada, que a América é “uma terra de liberdade, (mas também) casa de escravo”.
O álbum, que data de 2010, foi retirado de “The Vault” (“O Cofre”), a famosa caixa-forte do “Kid de Minneapolis” (“O Rapaz de Minneapolis”), que está no que era o seu local privilegiado de criação, o estúdio de Paisley Park.
Neste local está um número indeterminado de ensaios, álbuns acabados ou por acabar, registos gravados ao vivo e colaborações.
Prince, faleceu em 21 de abril de 2016, aos 57 aos, alimentou uma lenda sobre os seus produtos escondidos, através de várias declarações ambíguas à comunicação social.
- Atualidadehá 1 semana
VN Gaia: Criança fica sem dedo após ser mordida por macaco no Zoo de Santo Inácio
- Atualidadehá 1 semana
Sócrates vai a julgamento por branqueamento e falsificação de documento
- Atualidadehá 2 dias
Governo vai aprovar novo desconfinamento – já sabe o que reabre na segunda feira?
- Atualidadehá 1 semana
Juiz deixa cair todos os crimes de corrupção da Operação Marquês