Ligue-se a nós

Atualidade

Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria 

Publicado

João Vasconcelos
Foto: Facebook João Vasconcelos

João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria do Governo de António Costa, morreu esta noite, aos 43 anos, vítima de ataque cardíaco, segundo adiantou fonte do Partido Socialista (PS) à agência Lusa.

O ex-governante tinha marcado presença num jantar com ex-dirigentes nacionais da Juventude Socialista, ontem à noite em Matosinhos.

Vasconcelos demitiu-se do Governo em julho de 2017, depois de ser constituído arguido juntamente com os secretários de Estado da Internacionalização e dos Assuntos Fiscais, no inquérito relativo às viagens da Galp para assistir a jogos do Euro2016, pela suspeita da prática de crimes de recebimento indevido de vantagem.

Antes de ir para o Governo de António Costa, Vasconcelos tinha sido diretor executivo da Startup Lisboa, da Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, uma associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Foi, também, adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011.

Além disso, foi vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entre 1999 e 2005 e trabalhou como mentor de vários programas de aceleração empresarial, tal como o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

Atualidade

GNR apreendeu atum-rabilho com mais de 200 quilos em Ílhavo

Publicado

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu na quarta-feira, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, um exemplar de atum-rabilho com 205 quilogramas, bem como 226 quilogramas de pescado fresco de diversas espécies, num valor estimado de 6.980 euros.

Segundo um comunicado da GNR, o pescado foi descarregado de uma embarcação de pesca costeira “sem cumprir com as obrigações respeitantes ao registo obrigatório no diário de pesca das quantidades estimadas de cada espécie, bem como a respetiva notificação prévia antes de chegada a porto”.

A GNR informa que, de acordo com a legislação em vigor, o atum-rabilho faz parte de uma das oito espécies de atum pertencentes à família “Scombridae”, sendo uma espécie e predador de topo, com elevada importância para a pesca comercial e que está em perigo de extinção.

“Foi identificado o mestre da embarcação e elaborado o respetivo auto de contraordenação pelas infrações de não registo obrigatório no diário de pesca e notificação prévia antes de chegada a porto, cujas coimas podem atingir os valores de 75 mil euros e os 125 mil euros, respetivamente”, refere a mesma nota.

Continue a ler

Populares