Ligue-se a nós

Atualidade

Morreu com covid-19 a criadora do “Rei Leão” e “Pequena Sereia”

Publicado

A Disney está de luto com a morte de Ann Sullivan, um dos seus grandes talentos. Foi pela sua mão que nasceram algumas das personagens mais emblemáticas do cinema de animação, entre eles o Rei Leão, a princesa Pocahontas, Lilo & Stitch ou Ariel, a Pequena Sereia.

A artista morreu de complicações derivadas da Covid-19, aos 91 anos.

Sullivan, que se reformou há cerca de duas décadas, vivia num lar para aposentados do cinema, em Woodland Hills, na Califórnia, suportado por um fundo criado em 1921 por Charlie Chaplin, Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W. Griffith.

Publicidade

COMENTÁRIOS

Atualidade

Já pode ir ao cinema a partir de segunda-feira

Publicado

Ao fim de mais de dois meses, os teatros e as salas de espetáculo e de cinema poderão reabrir com “lugares marcados, todas as filas ocupadas” e “um lugar de intervalo entre os espectadores, exceto se forem coabitantes”, disse hoje a ministra da Cultura à agência Lusa.

O uso de máscara  vai ser obrigatório para o público e tem de haver “higienização dos espaços entre espetáculos ou sessões”.

No caso dos teatros, terá de ser garantida “uma distância de dois metros entre a boca de cena e a primeira fila” e “os corpos artísticos e equipas técnicas não têm de usar Equipamento de Proteção Individual [EPI] em palco, mas sim à entrada e saída de palco”.

As regras mudam em relação aos eventos culturais ao ar livre. Nesse caso, “não é obrigatório o uso de máscara” pelo público.

O espaço onde decorrer o evento, como uma praça ou um parque, “tem de ter delimitações”, assim como têm de ser “assinalados os locais onde as pessoas devem estar (podem ser marcações no chão, bancos, cadeiras)” e tem de haver “1,5 metros de distância entre as pessoas”, ou grupos de coabitantes.

A reabertura de salas de espetáculos, teatros e cinemas, bem como a retoma de eventos culturais ao ar livre está prevista na terceira fase do “Plano de Desconfinamento” do Governo.

As regras gerais de reabertura, que pode acontecer a partir de segunda-feira, foram definidas pelo Ministério da Cultura “em diálogo com a Direção-Geral de Saúde”.

Lusa

Continue a ler

Populares