Ligue-se a nós

Atualidade

Moçambique: ONU alerta para chuvas intensas. Há 300 mortos confirmados

Publicado

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, avançou esta terça-feira que o ciclone Idai já fez  200 vítimas mortais, a que se juntam mais uma centena no Malawi e Zimbabué. Mais de um milhão de pessoas foram afetadas.

Com chuvas intensas e ventos fortes a ultrapassar os 170 quilómetros por hora, a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta agora para o perigo de cheias nas próximas 72 horas.

Muitos portugueses perderam tudo o que tinham mas não há registo de vítimas mortais.

O primeiro ministro, António Costa, já garantiu esforços para levar ajuda humanitária até ao “país irmão”.

A União Europeia anunciou que vai enviar um pacote de ajuda de emergência no valor de 3,5 milhões de euros e o Reino Unido vai doar sete milhões de euros e uma equipa de emergência médica para o local.

 

Atualidade

Já se pode tomar banhos nas praias do Algarve

Publicado

Praia

Já foi levantada a interdição a banhos nas praias entre a Ilha do Farol (Faro) e Vilamoura (Loulé) afetadas pela “maré vermelha”, de acordo com o JN.

Segundo o jornal, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já deu ordem à Polícia Marítima Nacional para que proceda “ao levantamento do desaconselhamento de banho nas praias compreendidas entre a Ilha Deserta e a praia das Açoteias”.

Para já, mantém-se a interdição preventiva da apanha de bivalves nas zonas afetadas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera ainda não levantou a proibição decretada esta terça-feira por temer que houvesse contaminação.

Continue a ler

Populares