Ligue-se a nós

Atualidade

Metade dos planos de combate a incêndios apresentados fora de prazo

Publicado

Incendio floresta

A Diretiva Operacional Nacional que define o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) estabelecia que era suposto realizar-se até 14 de maio, uma sessão pública em cada distrito para apresentação do respetivo plano operacional distrital com todas as entidades envolvidas na defesa da floresta contra incêndios.

No entanto, de acordo com informações recolhidas pela agência Lusa junto de comandantes distritais, em Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Portalegre, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, os planos foram apresentados fora de prazo. Em Setúbal ainda não foi divulgado.

Atrasos à parte, este ano, e em relação em 2018, pelo menos oito distritos vão reforçar os meios de combate a incêndios, durante o período mais crítico, 01 de julho a 30 de setembro. São os casos de Beja, Braga, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal e Viseu.

Atualidade

Bombeiro ferido no combate a incêndio na A3 em Famalicão

Publicado

Emergência Ambulância

Um bombeiro sofreu esta sexta-feira ferimentos ligeiros quando combatia um incêndio que começou numa pesado de mercadorias na Autoestrada 3 (A3) e se propagou a uma área florestal em Vila Nova de Famalicão.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o bombeiro foi conduzido ao Hospital de Famalicão.

Um camião que seguia na A3 no sentido Porto-Braga, sem transportar qualquer carga, incendiou pelas 10:00, em Famalicão, e acabou por incendiar também uma área florestal.

O condutor do camião escapou ileso.

Em comunicado, a Brisa refere que, pelas 10:00, a circulação na A3 foi interrompida no “sentido sul/norte, entre as saídas 7/Cruz e 8/Braga Sul”, para “combate a incêndio em veículo pesado”.

A circulação foi reaberta às 11:00.

Continue a ler

Populares