Ligue-se a nós

Atualidade

Médicos cumprem dois dias de greve no início de julho

Publicado

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou uma greve para o dia 02 de julho, enquanto a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) promove uma greve e uma manifestação no dia 03 de julho.

As duas estruturas sindicais têm entretanto prevista uma reunião negocial com o Governo na sexta-feira.

Em comunicado, a FNAM critica a “deterioração da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes, quer nas instituições públicas quer nas privadas e a existência de médicos ‘indiferenciados’ e a escravização do trabalho médico pelo sistema privado, onde os médicos trabalham, pelo menos, 60 horas semanais e são pagos à peça”.

O sindicato considera que em causa estão questões como o limite de 12 horas de trabalho em serviço de urgência, dentro do horário normal de trabalho, com a consequente anulação das atuais 18 horas semanais; o reajustamento das listas de utentes dos médicos de família, privilegiando o critério das unidades ponderadas, e procedendo à diminuição progressiva de 1.900 para 1.550.

Os médicos reivindicam ainda a revisão da carreira médica e dos salários, a criação de um estatuto profissional de desgaste rápido, a abertura imediata de concursos de progressão na carreira e a reformulação dos incentivos à fixação de médicos em zonas de especialidades carenciadas.

Atualidade

Bombeiro ferido no combate a incêndio na A3 em Famalicão

Publicado

Emergência Ambulância

Um bombeiro sofreu esta sexta-feira ferimentos ligeiros quando combatia um incêndio que começou numa pesado de mercadorias na Autoestrada 3 (A3) e se propagou a uma área florestal em Vila Nova de Famalicão.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o bombeiro foi conduzido ao Hospital de Famalicão.

Um camião que seguia na A3 no sentido Porto-Braga, sem transportar qualquer carga, incendiou pelas 10:00, em Famalicão, e acabou por incendiar também uma área florestal.

O condutor do camião escapou ileso.

Em comunicado, a Brisa refere que, pelas 10:00, a circulação na A3 foi interrompida no “sentido sul/norte, entre as saídas 7/Cruz e 8/Braga Sul”, para “combate a incêndio em veículo pesado”.

A circulação foi reaberta às 11:00.

Continue a ler

Populares