Ligue-se a nós

Atualidade

Mapa online mostra bombas com combustível

Publicado

Em abril, durante a primeira greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas, a plataforma #JáNãoDáParaAbastecer foi acedida milhares de vezes para saber onde ainda era possível abastecer.

Com um pré-aviso de greve marcado para o dia 12 de agosto, o grupo de Voluntários Digitais em Situações de Emergência (VOST) já tem online uma nova versão da plataforma – melhorada e com recursos novos.

“Neste momento ainda não sabemos se vai ser preciso e esperamos que não, mas nas últimas semanas melhoramos bastante a plataforma onde podes verificar onde já não há combustível em caso de greve”, lê-se no post da página de Facebook da VOST Portugal.

A nova plataforma é mais acessível ao utilizador, tem acesso a mapas disponibilizados gratuitamente pela empresa Mapbox, com a indicação dos postos existentes em todo o território continental.

O mapa irá apresentar não só dados relativos a gasolina e gasóleo mas também GPL e, desta vez, será mais fácil consultar o mapa através do smartphone.

A Plataforma #JáNãoDáParaAbastecer conta ainda com uma aplicação – a API – disponível para os grandes distribuidores e entidades oficiais que podem colocar informação na plataforma e que terão prioridade.

A Waze Portugal – que também conta com o trabalho de voluntários – juntou-se à VOST e vai atualizar a informação na sua plataforma via API.

Desporto

Rio Ave e Sporting de olhos na Liga Europa

Publicado

Foto: Facebook/Sporting Clube de Portugal

Sporting e Rio Ave defrontam hoje Aberdeen e Besiktas, respetivamente, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, tentando prosseguir um caminho que os leve à fase de grupos e à companhia de Sporting de Braga e Benfica.

A equipa lisboeta está a viver um momento conturbado, com a deteção de 12 elementos da equipa principal infetados com covid-19, entre os quais nove jogadores e o treinador Rúben Amorim, o que levou o Sporting a isolar-se num estágio no Algarve.

O jogo frente aos escoceses, no estádio José Alvalade (20:00), marca a estreia dos ‘leões’ em jogos oficiais na nova época, depois de a partida frente ao Gil Vicente, da primeira jornada da I Liga, ter sido adiada devido a resultados positivos nos testes à covid-19 nas duas formações.

O Rio Ave tem passado ao lado da pandemia nesta fase inicial da época, mas encontrará na visita a Istambul (18:00) um adversário mais complicado de derrotar, que foi eliminado na fase de qualificação da Liga dos Campeões pelo PAOK, antes de o conjunto treinado pelo português Abel Ferreira repetir a façanha frente ao Benfica.

Caso se imponham nos jogos de hoje, Sporting e Rio Ave terão ainda de superar os vencedores dos jogos LASK-Dunajska Streda e AC Milan e Bodo/Glimt, respetivamente, no ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa, na qual o Braga entrou diretamente e o Benfica por força da eliminação na ‘Champions’.

Continue a ler

Populares