Ligue-se a nós

Atualidade

Lisbon & Sintra Film Festival começa hoje

O Lisbon & Sintra Film Festival, uma iniciativa do produtor Paulo Branco, decorrerá até 24 de novembro.

Publicado

Um recital de Maria João Pires, a antestreia de “Marighella”, de Wagner Moura, e um simpósio sobre “Resistências”, com a presença do ex-presidente do Equador Rafael Correa, marcam o Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), que começa hoje.

O LEFFEST, a cumprir a 13.ª edição, abrirá hoje com a exibição do filme “Passámos por Cá”, do realizador britânico Ken Loach, no Espaço Nimas, em Lisboa, seguindo-se um debate sobre “Revolução e sociedade: Como lutar sobre a questão social?”.

A programação do festival estará repartida entre aquelas duas cidades como vários ciclos de homenagens, nomeadamente aos realizadores Wim Wenders e Christian Petzold, ao ator Willem Dafoe, à realizadora portuguesa Rita Azevedo Gomes e ao autor e produtor de cinema de animação José Miguel Ribeiro.

Destaque para a exibição, no domingo em Lisboa, de “Marighella”, filme do ator e realizador Wagner Moura sobre o político comunista brasileiro Carlos Marighella, opositor durante a ditadura no Brasil, e para a antestreia portuguesa, no sábado em Sintra, de “Les Misérables”, primeira obra de ficção de Lady Li, candidato de França a uma nomeação para os Óscares.

O festival acolherá ainda, neste fim-de-semana, um simpósio internacional sobre o tema “Resistências”, com curadoria do advogado Juan Branco, e que contará, entre os convidados, com o ex-presidente do Equador Rafael Correa, atualmente a viver na Bélgica e sobre quem recai uma ordem de detenção preventiva, pelo Tribunal Nacional de Justiça do Equador.

A presença do político equatoriano foi anunciada esta semana pelo festival, juntando-se a outros participantes como o antigo procurador-geral italiano e presidente da Câmara de Nápoles, Luigi de Magistris, o jornalista Jacob Appelbaum, ligado à Wikileaks, Maxime Nicole, do movimento dos Coletes Amarelos, iniciado em França em 2018, e o ativista português Miguel Duarte, que foi acusado de apoio à imigração ilegal, por ter salvado migrantes no Mediterrâneo.

O Lisbon & Sintra Film Festival, uma iniciativa do produtor Paulo Branco, decorrerá até 24 de novembro e contará ainda com um recital da pianista Maria João Pires e um cine-concerto dos Mão Morta para o filme “A Casa na Praça Trúbnaia” (1928), de Boris Barnet.

Toda a programação está em www.leffest.com.

Publicidade

COMENTÁRIOS

Atualidade

A gripe já fez triplicar idas aos hospitais e centros de saúde

Publicado

Hospital Saúde Médico

A corrida aos serviços de saúde está a ocorrer mais cedo do que no ano passado, sobretudo no norte do país.

Na primeira semana de dezembro, houve 1572 atendimentos nos cuidados primários por síndrome gripal face a 538 registados na mesma semana de 2018.

Nos hospitais, na última semana de novembro (últimos dados disponíveis), a procura dos serviços de urgência por síndrome gripal mais do que triplicou (103 episódios em 2018 para 358 em 2019), revela a monitorização da gripe da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

A região já tem mais de 60 centros de saúde com horário alargado à noite e aos fins de semana para responder à afluência crescente.

Continue a ler

Populares