Ligue-se a nós

Atualidade

Lisboa Verde: Associação diz que bicicletas partilhadas devem ser aposta de futuro

Publicado

Bicicleta crianças

A Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) considera que o uso de bicicletas partilhadas deve ser uma aposta de futuro em Lisboa, salientando que é “asfixiante” o número de carros que entram na cidade diariamente.

Em declarações à agência Lusa a propósito da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020, que arrancou oficialmente na semana passada, Nuro Carvalho, vogal da associação, observou que o uso de bicicletas partilhadas é uma das tendências mundiais mais marcantes para 2020.

“Estamos a falar de algo em que Lisboa não é pioneira”, referiu, reconhecendo que a cidade “está atrasada uns anos, mas agora está a fazer uma aposta”.

Para Nuro Carvalho, é importante que o uso da bicicleta partilhada seja uma “aposta que não caia em saco roto e continue a ser uma aposta de futuro”.

No seu entender, o fluxo de entrada de automóveis da capital portuguesa deve ser alterado em conjunto com os concelhos vizinhos.

“Trezentos e setenta mil carros a entrar em Lisboa, todos os dias, começa a ser asfixiante. O fluxo de entrada de veículos automóveis também tem de ser alterado e tem de ser feito em parceria com os concelhos limítrofes”, atestou.

O porta-voz da MUBI assegurou que Lisboa está diferente, mas referiu que há coisas que demoram a ser concretizadas no terreno.

“A MUBI acredita que a Câmara Municipal de Lisboa está a fazer um trabalho paulatinamente no sentido de tornar a cidade mais amiga das bicicletas e dos peões”, afirmou.

Ainda assim, Nuro Carvalho atentou que as soluções encontradas nem sempre são as melhores, mas reconheceu que o discurso da autarquia tem estado alinhado com a MUBI.

Da Capital Verde Europeia a associação espera que sirva para mudar mentalidades.

Atualidade

Liga Europa: Quatro equipas portuguesas tentam chegar hoje aos “oitavos”

Publicado

Benfica, FC Porto, Sporting de Braga e Sporting, em momentos diferentes de forma, começam hoje a disputar os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, com os ‘leões’ a serem os únicos a jogar em casa.

Os ‘encarnados’ visitam o Shakhtar Donetsk, do treinador português Luís Castro, num jogo marcado para as 17h55.

À mesma hora, e por não ter sido cabeça de série no sorteio, o Sporting começa em casa, recebe em Alvalade o Basaksehir, segundo da liga turca.

Mais logo, o FC Porto visita o terreno do Bayer Leverkusen, quinto classificado da liga alemã, num encontro marcado para as 20h00, na mesma altura em que o Sporting de Braga vai defrontar o Rangers, que é segundo na Escócia, atrás do Celtic.

Continue a ler

Populares