Ligue-se a nós

Música

“Lisboa Menina e Moça” torna-se a canção oficial de Lisboa

Publicado

Foto: Facebook Câmara Municipal de Lisboa (CML)

O fado “Lisboa Menina e Moça”, eternizado na voz de Carlos do Carmo, que morreu na sexta-feira, vai passar a ser a canção oficial da cidade de Lisboa, revelou hoje o presidente da câmara, Fernando Medina.

Numa breve nota publicada na sua página da rede social Facebook, Fernando Medina avança que esta “é a melhor homenagem que a cidade pode prestar a Carlos do Carmo, durante anos o grande embaixador do fado”.

Segundo o autarca, trata-se de uma decisão tomada “com o acordo unânime” dos vereadores do município e que perpetua a importância do fadista para Lisboa.

Ainda segundo Fernando Medina, a câmara, em articulação com a família do fadista, irá encontrar uma “forma complementar de o homenagear” atribuindo o seu nome a uma rua ou a um equipamento da cidade.

As cerimónias fúnebres do fadista Carlos do Carmo realizam-se hoje, coincidindo com o dia de luto nacional decretado pelo Governo.

O velório teve início às 10:00 e está marcada a missa de corpo presente para as 15:00.

Segundo a editora do fadista, a Universal Music, “a cerimónia será aberta a todos os que queiram prestar uma última homenagem ao fadista”, mas terá “as devidas regras de segurança sanitária”.

“O funeral será realizado num cemitério em Lisboa, cerimónia esta reservada à família e amigos mais próximos”, acrescenta a Universal.

Carlos do Carmo morreu na sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Recorde aqui o tema “Lisboa Menina e Moça” interpretado no programa televisivo The Voice:

 

Atualidade

Tina Tuner – Foreign Affair – A ‘Rainha do Pop’ surge em várias edições

Publicado

No próximo dia 16 de julho, Tina Turner vai lançar a edição deluxe de FOREIGN AFFAIR e versões em vinil, CD e digital. Em Foreign Affair, um dos mais reconhecidos álbuns dos anos 80, Tina Turner surgiu no auge.

A edição limitada comemorativa do 30º aniversário do lançamento original, FOREIGN AFFAIR (DELUXE EDITION), inclui, no CD1, o álbum original remasterizado pela primeira vez, e no CD2 um conjunto de lados-B, remixes e uma demo inédita do clássico “The Best”. Os CD3 e CD4 incluem o icónico concerto ao vivo de Tina Turner em Barcelona, em 1990, uma atuação com algumas das suas canções mais populares, como “What’s Love Got To Do With It”, “Proud Mary”, “Private Dancer” entre muitas outras. O DVD inclui este concerto e os seis vídeos de singles retirados do álbum, todos eles restaurados em HD.

A edição deluxe inclui um “passaporte” especial comemorativo com fotos icónicas de Tina Turner, 5 fotos da autoria de Paul Cox impressas em cartolina de alta qualidade, e um livrete com notas de Holly Knight, autora de “The Best”, “Be Tender With Me Baby”, “You Can’t Stop Me Loving You” e “Ask Me How I Feel”.

O álbum também estará disponível, sempre com o áudio remasterizado, em 2 LPs, em edição digital, e em 2 CDs onde ao álbum original se junta um segundo CD com um conjunto de lados-B, remixes e uma demo inédita de “The Best”.

Foreign Affair foi o terceiro álbum de estúdio de Tina Turner desde o seu  “renascimento” com os sucessos de Private Dancer (1984) e Break Every Rule (1986), e do seu protagonismo em Mad Max Beyond Thunderdome, em 1985. O álbum foi Disco de Platina em todo o mundo, incluindo Reino Unido, Alemanha, Suíça, Canadá, Austrália, Portugal entre muitos outros países.

 

Continue a ler

Populares