Música
Jimmy Cliff morre aos 81 anos
Jimmy Cliff, lenda do reggae, morreu aos 81 anos. De acordo com o comunicado divulgado pela mulher do cantor, Latifa, o músico sofreu uma convulsão seguida de pneumonia.
“É com profunda tristeza que partilho que o meu marido, Jimmy Cliff, faleceu devido a uma convulsão seguida de pneumonia. Estou grata à sua família, amigos, colegas artistas e companheiros de trabalho que partilharam essa jornada com ele. A todos os seus fãs, saibam que o vosso apoio foi a sua força durante toda a carreira”, escreveu a esposa do artista jamaicano.
Segundo o comunicado, Latifa pede privacidade. “Jimmy, meu querido, descansa em paz. Vou seguir seus desejos. Espero que todos possam respeitar a nossa privacidade nesses tempos difíceis”.
Jimmy Cliff é considerado um dos pioneiros do reggae e responsável por levar o género ao cenário internacional. O músico jamaicano ganhou dois Grammy com os álbuns, Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012).
Além de receber a mais alta honra de seu país, a “Ordem do Mérito”, é um dos dois jamaicanos incluídos no Rock and Roll Hall of Fame, ao lado de Bob Marley.
No cinema, Jimmy protagonizou “The Harder They Come” (1972) e atuou em Club Paradise (1986).
Entre suas canções mais marcantes estão “I Can See Clearly Now”, “Wonderful World, Beautiful People” e “The Harder They Come”.