Ligue-se a nós

Atualidade

Jardim da Almuinha Grande vai ser inaugurado no dia da cidade de Leiria

Publicado

Foto: Facebook Município de Leiria

O jardim da Almuinha Grande, em Leiria, vai ser inaugurado no dia da cidade, 22 de maio, segundo uma nota do município de Leiria.

O projeto, no valor de 2 milhões e duzentos mil euros, pretendeu fazer a ligação do sistema ecológico e urbano da Nova Leiria e dos Marrazes ao corredor do rio Lis.

O espaço conta com um anfiteatro ao ar livre, um miradouro do jardim e do castelo, um longo passeio público e uma grande clareira que constituirá uma zona de prado na qual se prevê que as famílias se reúnam.

Do projeto, fazia parte a plantação de mais de meio milhar de novas árvores, de quase 1900 novos arbustos, um lago e a continuidade de percursos pedestres ao longo do rio Lis, estando garantidas as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

O programa de inauguração começa às 15h30 e junta cultura e desporto. Às 16h00 está previsto o espetáculo da Academia de Ballet e Dança Annarella “O Rapaz Apaixonado”, seguida da atuação musical do Orfeão de Leiria.

Às 17h00 está prevista uma demonstração pelo TCL – Trampolins Clube de Leiria, seguindo-se uma demonstração pelo Ginásio Club Acrotum. Para as 17h15 está marcada uma demonstração pelo Ginásio Phive e às 18h30 atuação musical pela SAMP.

O programa é aberto a toda a comunidade, segundo o município leiriense.

Atualidade

Parlamento aprova voto de pesar pela morte de criança em Peniche

Publicado

O parlamento aprovou hoje um voto de pesar pela morte de Valentina Fonseca, de nove anos, em Peniche, um caso ocorrido em maio, em que o pai é um dos suspeitos do crime.

A comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias aprovou hoje votos de pesar pela morte da criança da autoria do BE, CDS, PSD e PAN e chumbou um voto apresentado pelo deputado do Chega, que não participou na reunião.

Todos os votos manifestam pesar pela morte da criança, tendo sido decidido que haverá um texto comum, dado que os quatro tinham o mesmo objetivo – manifestar pesar e consternação pelo falecimento de Valentina Fonseca.

O voto do deputado do Chega foi chumbado por todos os deputados presentes (do PS, PSD, PCP, BE e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira) pelas referências a em defesa da pena de prisão perpétua.

Valentina, de nove anos, foi dada como desaparecida na manhã do dia 07 de maio, depois de uma denúncia do pai no posto da GNR de Peniche, e encontrada três dias depois num pinhal.

O pai da criança é considerado o autor do crime, de acordo com o juiz de instrução do Tribunal de Leiria, que decretou a prisão preventiva ao homem e à madrasta da menina em 13 de maio.

Continue a ler

Populares