Ligue-se a nós

Atualidade

Jair Bolsonaro rompe com o próprio partido

Publicado

Foto: Facebook Jair Messias Bolsonaro

Jair Bolsonaro decidiu romper com o próprio partido, o Partido Social Liberal, ao qual se filiara no ano passado. O presidente da República do Brasil fica assim sem ligação a nenhuma força política, situação inédita desde a redemocratização, em 1988.

Bolsonaro já comunicou aos aliados, de acordo com alguma imprensa brasileira, da sua intenção de abandonar os sociais liberais, uma medida que cogitava há semanas.

Bivar, entretanto, disse já hoje que foi ele quem afastou Bolsonaro do PSL porque, afirmou ao canal Globonews, “não estamos num grémio [associação] estudantil”. “Ele não tem mais relação alguma com o partido”, concluiu.

Na base da decisão de Bolsonaro (e de Bivar) estão escândalos de corrupção na campanha – como a promoção, com o fundo público eleitoral, de candidaturas femininas falsas – e a desordem do seu grupo parlamentar. Antes de Bolsonaro, o PSL tinha um deputado, depois dele ficou com mais de 50, sendo a segunda maior força legislativa atrás apenas do Partido dos Trabalhadores.

Se Bolsonaro vier a integrar uma nova força, já criada ou por criar, situação ainda em aberto, será o nono partido da sua carreira política, iniciada há cerca de 30 anos.

Atualidade

Há um novo tipo de vírus a preocupar a Ásia

Publicado

Bactéria Vírus

A Coreia do Sul confirmou hoje o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China no mês passado e já provocou a morte a três pessoas no país.
De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul, uma mulher chinesa, de 35 anos, que chegou de avião de Wuhan, uma cidade no centro da China onde a epidemia parece ter começado, foi diagnosticada com o vírus.
A mulher chinesa já foi colocada em quarentena.

Entretanto, as autoridades chinesas confirmaram hoje uma terceira morte causada por este novo tipo de pneumonia viral e revelaram a existência de dois casos em Pequim.

Pelo menos meia dúzia de países da Ásia adotaram medidas excecionais.

O número de pessoas infetadas com o vírus ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos.

Continue a ler

Populares