Ligue-se a nós

Atualidade

Já se pode ir a banhos nas praias de Santo António e Monte Gordo

Publicado

Praia

Os utentes das praias de Santo António e Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, já podem ir a banhos, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente ter anunciado que foram levantadas as restrições impostas na quarta-feira.

As duas praias algarvias, no distrito de Faro, tinham ficado interditadas a banhos na quarta-feira, depois de uma análise da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), colhida na segunda—feira, ter revelado a presença de mais coliformes num valor que dobrava o legalmente permitido.

“Recolhida nova amostra durante o dia de ontem [quarta-feira], face aos resultados abaixo dos limites impostos pela legislação, deixam de existir restrições ao uso das águas balneares nas praias de Monte Gordo e Santo António, concelho de Vila Real de Santo António”, anunciou a APA num comunicado.

“A amostra tinha sido recolhida no dia 27 de julho (segunda-feira) e o resultado foi conhecido ontem, dia 29 de julho”, referiu ainda.

A bandeira vermelha foi hasteada nas duas praias cerca das 15:00 de quarta-feira.

Posteriormente, a Câmara de Vila Real de Santo António atribuiu a presença de coliformes na água a uma descarga de um barco e anunciou que a autarquia vai realizar análises independentes.

“Às 15:00, nós tínhamos no site da APA a água como de excelente qualidade [nas duas praias] e, às 15:15, então publicam essa situação que apareceu um nível superior ao normal de coliformes fecais. E aí mandaram uma recomendação para cá a dizer que não era aconselhável banhos. Não é interditado, é não aconselhável”, distinguiu na ocasião a presidente da autarquia, Conceição Cabrita.

Conceição Cabrita disse ter recebido a resposta de que “nestas situações tem de ser sempre hasteada a bandeira vermelha” e adiantou que a autarquia estava à espera da contra-análise que a APA iria realizar e cujo resultado foi agora conhecido, levantando as restrições que havia nas duas zonas balneares.

Atualidade

Portugal regista mais três mortes e 157 casos de infeção por covid-19

Publicado

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes pela covid-19 e 157 novos casos de infeção.

Em 24 horas, o número de casos aumentou assim em 0,3%. No total, foram registados desde o início da pandemia 1759 óbitos e foram confirmados 52.825 casos.

Os dados divulgados no boletim epidemiológico diário desta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) apontam ainda que 99 novos casos (63%) foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Na mesma região, registaram-se as três vítimas mortais.

Continue a ler

Populares