Ligue-se a nós

Atualidade

Instituto do Sangue apela para dádiva para manter reservas estáveis no verão

Publicado

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou hoje para a dádiva de sangue para manter estáveis as reservas dos hospitais no verão.

“Em média, os hospitais portugueses necessitam de 1.000 unidades de sangue e componentes sanguíneos diariamente, sendo fundamental manter a estabilidade das dádivas”, afirma o instituto em comunicado.

O IPST lembra que agosto é o mês de férias da maioria dos portugueses, com muitos a deslocarem-se para fora da sua área de residência, impossibilitando a dádiva de sangue nos locais habituais.

“Porém, todos os doentes que necessitam de sangue e componentes sanguíneos não vão de férias”, salienta o instituto.

Para “chegar mais próximo” dos portugueses que se deslocam nas férias, o instituto vai realizar sessões de colheita em unidades móveis junto das praias e outros locais de veraneio, para “chegar mais próximo daqueles que se deslocam” no verão para outras localidades.

Além disso, os centros de sangue e transplantação de Lisboa, Coimbra e Porto estão de portas abertas de segunda a sábado, entre as 08:00 e as 19:30, para acolher quem pretenda fazer a sua dádiva de sangue.

Publicidade

COMENTÁRIOS

Desporto

Benfica empata com Tondela na Luz

Publicado

O Benfica empatou hoje em casa com o Tondela, 0-0, em jogo da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e reassumiu a liderança do campeonato, em igualdade pontual com o FC Porto.

No regresso da competição, após 87 dias de paragem, devido à pandemia de covid-19, os ‘encarnados’ dominaram a partida disputada no estádio da Luz, mas não conseguiram ultrapassar a boa organização do Tondela.

Com o empate de hoje, o Benfica, que vinha de outros dois empates antes da paragem, regressou à liderança do campeonato, com 60 pontos, os mesmos que os ‘dragões’, que perderam em Famalicão (2-1), enquanto o Tondela, que não vence há seis jogos, está em 13.º lugar, com 26 pontos.

Continue a ler

Populares