Ligue-se a nós

Desporto

Helton: “O guarda-redes completo não existe”

Publicado

Helton
Foto: DR

“A Baliza é Tua”. Trata-se da sexta edição do campo de férias promovido por Helton, para jovens aspirantes à “arte” de defender a baliza,  atletas dos 8 aos 20 anos de idade.

Helton, antigo guarda redes, que no seu percurso passou pelo FC Porto, onde foi capitão, com vários títulos conquistados,  e ainda pela seleção brasileira, promove junto dos mais novos uma ação de formação.

Com a ajuda de treinadores, preparadores físicos e outros colaboradores, conta aos jovens os segredos da baliza, treina e explica todos os pormenores de quem quem ser guarda-redes.

O “Baliza é Tua”, decorre no fim do mês de junho, no Parque da Lavandeira e no campo do Canidelo, em Vila Nova de Gaia.

Oportunidade para a Record FM conhecer, junto de quem passou muitas horas a evitar golos, quais são afinal os segredos do guarda-redes. O que é preciso para se ser um bom “goleiro”.

Em entrevista exclusiva, Helton realça que o importante é conquistar o respeito da equipa; “A maior virtude de um guarda-redes é conseguir que os companheiros tenham confiança nele. Claro que tem de defender bem, sair bem dos postes, mas ter um elo de ligação com a defesa é fundamental, faz com que toda a equipa esteja entrosada. Esse deve ser o grande objetivo de um guarda-redes”.

Sem querer apontar quais são, atualmente, os melhores jogadores nessa posição, Helton reconhece que há bons exemplos nos estádios de todo o mundo, mas guarda-redes completos, não há: “Vamos ter sempre algo para melhorar, algo em que temos que apostar e crescer. O guarda-redes completo é impossível, não existe. Há-de haver sempre algum défice para trabalhar e assim ajudar cada vez melhor a sua equipa”.

“É um motivo de orgulho ver um miúdo chegar a um clube profissional”

No tempo em que Helton começou a defender as balizas, embora tenha tido a sorte de encontrar alguns bons professores, sabe que nessa altura só os grandes clubes trabalhavam esse setor em específico. “Não havia torneios, muitos “clinics” como A Baliza é Tua para aprender algo mais sobre essa posição, a de guarda-redes”.

Na ação, “A Baliza é Tua”, Helton procura que os jovens aspirantes a guarda-redes percebam o que é trabalhar com profissionalismo nessa área. Ao longo das edições anteriores, o trabalho tem dado frutos: “Ver um miúdo que passou por nós a chegar a um clube profissional, é ótimo, é motivo de muito orgulho. O Gonçalo, por exemplo, chegou ao Sporting de Braga, o Telmo está a ter oportunidades no Rio Ave. Apenas alguns exemplos. Para nós é muito gratificante”.

Helton, guarda-redes de ontem, a ajudar os guarda-redes de amanhã.

Desporto

Entradas de borla a quem for ver o Beira-Mar de bicicleta

Publicado

Foto: Facebook Sport Clube Beira-Mar

A falta de combustível provocada pela greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas está, garantidamente, a condicionar as programações de treinos e jogos no desporto, mas também já houve quem aproveitasse esta crise, para atrair mais espetadores ao futebol.

Em plena crise dos combustíveis, o Beira-Mar decidiu oferecer bilhetes para o jogo contra o Fiães, marcado para esta sexta-feira, às 16 horas, a quem se deslocar de bicicleta ao Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré, casa emprestada do clube de Aveiro.

No facebook oficial do Beira-Mar pode ler-se:

Sexta-Feira jogamos pertinho, em casa emprestada, na Capital da Bicicleta, a Gafanha da Nazaré.

E porque não vos queremos preocupados com Gasóleos e Gasolinas, quem aparecer no estádio de Bicicleta não paga bilhete! 🚴‍♀️

Sem filas, sem preocupações e saudáveis como nunca! 💪

Contamos com todos vocês na Sexta-Feira?

Sport Clube Beira-Mar 🆚 Fiães S.C.
📍 Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré
📅 Sexta-Feira 19 Abril
16H00

 

Continue a ler

Populares