Ligue-se a nós

Desporto

Helton: “O guarda-redes completo não existe”

Publicado

Helton
Foto: DR

“A Baliza é Tua”. Trata-se da sexta edição do campo de férias promovido por Helton, para jovens aspirantes à “arte” de defender a baliza,  atletas dos 8 aos 20 anos de idade.

Helton, antigo guarda redes, que no seu percurso passou pelo FC Porto, onde foi capitão, com vários títulos conquistados,  e ainda pela seleção brasileira, promove junto dos mais novos uma ação de formação.

Com a ajuda de treinadores, preparadores físicos e outros colaboradores, conta aos jovens os segredos da baliza, treina e explica todos os pormenores de quem quem ser guarda-redes.

O “Baliza é Tua”, decorre no fim do mês de junho, no Parque da Lavandeira e no campo do Canidelo, em Vila Nova de Gaia.

Oportunidade para a Record FM conhecer, junto de quem passou muitas horas a evitar golos, quais são afinal os segredos do guarda-redes. O que é preciso para se ser um bom “goleiro”.

Em entrevista exclusiva, Helton realça que o importante é conquistar o respeito da equipa; “A maior virtude de um guarda-redes é conseguir que os companheiros tenham confiança nele. Claro que tem de defender bem, sair bem dos postes, mas ter um elo de ligação com a defesa é fundamental, faz com que toda a equipa esteja entrosada. Esse deve ser o grande objetivo de um guarda-redes”.

Sem querer apontar quais são, atualmente, os melhores jogadores nessa posição, Helton reconhece que há bons exemplos nos estádios de todo o mundo, mas guarda-redes completos, não há: “Vamos ter sempre algo para melhorar, algo em que temos que apostar e crescer. O guarda-redes completo é impossível, não existe. Há-de haver sempre algum défice para trabalhar e assim ajudar cada vez melhor a sua equipa”.

“É um motivo de orgulho ver um miúdo chegar a um clube profissional”

No tempo em que Helton começou a defender as balizas, embora tenha tido a sorte de encontrar alguns bons professores, sabe que nessa altura só os grandes clubes trabalhavam esse setor em específico. “Não havia torneios, muitos “clinics” como A Baliza é Tua para aprender algo mais sobre essa posição, a de guarda-redes”.

Na ação, “A Baliza é Tua”, Helton procura que os jovens aspirantes a guarda-redes percebam o que é trabalhar com profissionalismo nessa área. Ao longo das edições anteriores, o trabalho tem dado frutos: “Ver um miúdo que passou por nós a chegar a um clube profissional, é ótimo, é motivo de muito orgulho. O Gonçalo, por exemplo, chegou ao Sporting de Braga, o Telmo está a ter oportunidades no Rio Ave. Apenas alguns exemplos. Para nós é muito gratificante”.

Helton, guarda-redes de ontem, a ajudar os guarda-redes de amanhã.

Desporto

Toronto Raptors campeões da NBA pela primeira vez

Publicado

Foto: Facebook Toronto Raptors

Os Toronto Raptors sagraram-se campeões da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) pela primeira vez, ao vencerem esta quinta-feira os Golden State Warriors, em casa.

Na primeira presença no jogo do título, os Raptors ganharam por 4-2 e deram o primeiro troféu ao Canadá, após um jogo em que chegaram ao intervalo a vencer por três pontos (60-57).

Os comandados do estreante Nick Nurse sucederam aos Warriors, vencedores de três dos últimos quatro títulos, que só tiveram Kevin Durant durante 10 minutos, no quinto jogo, e, no sexto, ficaram sem Klay Thompson sobre o final do terceiro período.

Continue a ler

Populares