Ligue-se a nós

Atualidade

Guardas prisionais em greve até terça-feira

Publicado

Os guardas prisionais iniciam esta tarde, às 16:00, uma greve até às 08:00 de 11 de junho.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), Jorge Alves, a greve vai inviabilizar uma das duas visitas semanais dos familiares dos detidos.

A greve, adianta o sindicalista, é um protesto contra a falta de avaliação de desempenho, que “há cinco anos aguarda regulamentação”, pela classificação de serviço de 2018 “que devia ter sido conhecida em abril”, pela contagem do tempo de serviço congelado e ainda contra o novo horário de trabalho.

A remuneração dos guardas segundo a tabela aplicada aos agentes da PSP é outra das reivindicações do sindicato, a maior estrutura representativa do setor, com Jorge Alves a garantir que a secretária de Estado da Justiça Helena Mesquita tinha prometido que a questão estaria regulamentada no espaço de três meses.

Esta é a segunda greve dos guardas prisionais este ano.

Atualidade

Mais vagas para crianças do pré-escolar no próximo ano letivo

Publicado

No próximo ano letivo vão abrir mais 2.200 vagas para crianças do ensino pré-escolar, anunciou o Ministério da Educação, que garante existirem lugares suficientes para a procura, mas nem sempre nos locais pretendidos pelas famílias.

“Para o ano letivo 2020/2021 perspetiva-se a abertura de 88 novas salas na rede pública da educação pré-escolar”, o que representa mais 2.200 vagas para as crianças a partir dos 3 anos, segundo números avançados hoje pelo Ministério da Educação (ME), no dia em que reabriram os estabelecimentos de ensino pré-escolar, depois de dois meses e meio de portas encerradas devido à pandemia de covid-19.

No passado ano letivo abriram 53 novas salas, o que permitiu uma oferta de 1.400 vagas, das quais foram preenchidas 1.325.

O ensino pré-escolar não é de frequência obrigatória, mas o Governo tem apostado na sensibilização das famílias para que inscrevam as crianças, uma vez que reduz o insucesso escolar e a taxa de abandono escolar precoce.

 

Lusa

Continue a ler

Populares