Ligue-se a nós

Desporto

FPF recorda “história das arábias” mais bonita do futebol português

Publicado

Foto: FPF

Foi a 3 de março de 1989 que Portugal conquistou o título mundial sub-20, em Riade, na Arábia Saudita. Portugal batia a Nigéria, por 2-0, com golos de Abel Silva e Jorge Couto.

Esta quinta-feira, os campeões do mundo de Riade, a equipa técnica, liderada por Carlos Queirós, e membros da comitiva na Arábia Saudita passaram o dia no quartel general da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) onde recordaram e guardaram para memória futura, as suas histórias, conquistas individuais e coletivas e percursos profissionais ou pessoais.

Com o 30º aniversário da conquista do primeiro título máximo do futebol de formação a celebrar-se no próximo domingo, o grupo foi, encaminhado para um balneário cheio de imagens evocativas da conquista em Riade e os jogadores vestiram equipamentos inspirados nos utilizados há 30 anos.

Demonstrando que não perderam a arte, a Geração de Ouro realizou uma pequena partida de futebol.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, por vídeo, felicitou os ilustres visitantes, enquanto João Vieira Pinto, Hélio Sousa, Filipe Ramos e Fernando Brassard, campeões do mundo em Riade que exercem diferentes funções na FPF, fizeram as honras da casa.

 

Para marcar o momento, foi tirada a foto de família:

Em pé, da esquerda para a direita: António Gonçalves (técnico de equipamentos), Bizarro, Brassard, Paulo Madeira, Valido, Alexandre Pais do Amaral (vice-presidente FPF), António Pimenta (Diretor FPF), Pedro Mousinho (secretário técnico), José Catoja (enfermeiro), Morgado, Paulo Sousa, Jorge Couto e Carlos Queiroz (Selecionador Nacional sub-20)

Em baixo, da esquerda para a direita: Paulo Alves, Tozé (Cap.), Amaral, João Vieira Pinto, Abel, Hélio e Filipe Ramos.

Nota: Da comitiva original de Riade, faleceram João Silva (enfermeiro) e Manuel Pinho (médico). Não puderam estar presentes, por motivos pessoais ou profissionais, Nelo Vingada (Treinador Nacional), Folha, Fernando Couto, Resende e Xavier.

Desporto

Portugal conquista Mundialito de futebol de praia

Publicado

Foto: Facebook Município da Nazaré

A seleção portuguesa de futebol de praia conquistou esta quinta-feira a 23.ª edição do Mundialito, ao vencer por 4-2 a Espanha, no terceiro e último encontro da prova que decorreu na Nazaré.

Depois das vitórias sobre Senegal (7-1) e Japão (4-2), a formação comandada por Mário Narciso só precisava de um empate para erguer o troféu e foi precisamente esse o resultado que se registava no final do primeiro período, com golos de Rúben Brilhante, para Portugal, e José Cintas, para a Espanha.

No segundo terço, Bruno Torres e Jordan Santos recolocaram a equipa das quinas em vantagem, antes de Belchior dilatar o marcador no terceiro período.

Pouco depois, David Ardil reduziu para os espanhóis, fechando as contas da partida.

Com três triunfos no mesmo número de jogos, Portugal terminou o Mundialito com nove pontos, enquanto a Espanha foi terceira, com três.

No outro jogo da última ronda do Mundialito, o Senegal bateu o Japão, por 3-2, após prolongamento, e assegurou o segundo posto da prova, com seis pontos. Já os nipónicos ficaram no último lugar, sem qualquer ponto.

Continue a ler

Populares