Ligue-se a nós

Atualidade

Feira do Livro do Porto arranca hoje

São 87 os expositores que estarão presentes nesta edição, divididos entre livrarias, editoras e instituições.

Publicado

A Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira e decorre até 22 de setembro nos Jardins do Palácio de Cristal, com uma programação dedicada ao filósofo Eduardo Lourenço.

Segundo o comissário, Nuno Artur Silva, esta programação é “um plano de encontros muito diverso”, lê-se num texto de apresentação, e é o pensamento de Eduardo Lourenço que vai marcando uma programação que vai dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães às manifestações de orgulho ‘gay’, à poesia do século XXI, à identidade da Europa ou à globalização.

“Eis um mapa para melhor percebermos um jardim com muitos caminhos que se bifurcam: o nosso tempo”, acrescenta.

A abertura oficial dá-se no sábado com uma sessão de homenagem a Eduardo Lourenço, com Lídia Jorge e Artur Santos Silva em conversa com Carlos Magno sobre o filósofo e ensaísta, pelas 18:00, uma hora depois de lhe ser atribuída uma Tília de Homenagem no jardim.

A programação arranca já hoje com o foco em António Jorge Gonçalves, que inaugura a exposição “Heroínas de Histórias Improváveis”, pelas 17:00, duas horas depois do teatro de marionetas “Barriga da Baleia”, inspirada na sua obra.

O orçamento da programação desta edição da Feira do Livro é de 62 mil euros, com um investimento de 88 mil euros para as infraestruturas e 15 mil euros para a animação infantil, acrescentou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Atualidade

Vila Galé confirma investimento de 32 ME em novo ‘resort’ em Alagoas no Brasil

Publicado

Brasil bandeira

O Vila Galé vai investir cerca de 32 milhões de euros num novo ‘resort’ em Alagoas, no Brasil, disse o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida.

“Vamos investir 150 milhões de reais [cerca de 32,24 milhões de euros] num ‘resort’ com mais de 400 quartos em Alagoas”, disse Jorge Rebelo de Almeida aos jornalistas, à margem do 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que termina hoje em Viana do Castelo.

De acordo com o ‘site’ especializado Presstur, este novo projeto do Vila Galé foi anunciado pelo governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, no início desta semana, durante um encontro em Lisboa na sede da TAP a propósito do lançamento da nova rota da companhia entre Lisboa e Maceió, capital de Alagoas, que começa em junho, com três voos por semana.

A nova unidade vai situar-se no município de Barra de Santo António, na Praia do Carro Quebrado, em Alagoas, a cerca de 40 quilómetros de Maceió, a capital deste estado do Brasil.

“É uma área lindíssima, como todo o litoral de Alagoas”, afirmou, acrescentando que, estando o grupo em todo o nordeste brasileiro, lhe “faltava Alagoas, que tem um litoral extraordinário”.

A nova unidade no Brasil deverá estar licenciada “em finais de janeiro”, prevendo o grupo “começar as obras a meio do ano”.

Já se falava “há bastante tempo” nesta possibilidade, mas só “se concretizou agora”, concluiu Jorge Rebelo de Almeida.

Jorge Rebelo de Almeida também adiantou que o Grupo Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil, em Una, na Bahia, onde decidiu abandonar o projeto que tinha após as críticas de que ia investir em potencial zona de reserva indígena.

Continue a ler

Populares