Ligue-se a nós

Atualidade

Estudo: idade da reforma poderá subir para os 69 anos

Publicado

Idoso

Subir a idade de reforma em três anos é a melhor forma de assegurar a sustentabilidade financeira das pensões da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações, aponta um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Mas pode ter fortes custos sociais. E aumentar os descontos permite manter um nível de vida adequado, mas sem impacto financeiro. Ao ritmo atual, o sistema previdencial entrará em défices crónicos a partir de 2027, ou de 2039, depois de acionado o Fundo de Equilíbrio Financeiro da Segurança Social.

Para a Fundação Francisco Manuel dos Santos, Amílcar Moreira (professor do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa) estudou o impacto de três medidas, a adotar em 2025, no sistema de pensões: aumentar as contribuições até 2,5 pontos percentuais (hoje equivalem a 34,75% do salário); cortar o valor das pensões, reduzindo a taxa de formação utilizada no cálculo do seu valor em até meio ponto; subir a idade da reforma (agora é de 66 anos e cinco meses).

Atualidade

Pastel de Nata elogiado pela Bloomberg

Publicado

A Bloomberg, agência norte-americana, elogiou a especialidade portuguesa e prevê mesmo que se possa tornar “tão omnipresente quanto o croissant” francês.

A popularização do nosso pastel por supermercados, cafés e padarias por todo o mundo mereceu, por isso, destaque da Bloomberg.

“Uma sobremesa improvável está a caminho de se tornar tão omnipresente quanto o croissant“, começa por categorizar a agência. E se há uma década o pastel de nata “estava limitado à obscuridade”, agora a especialidade parece ser encontrada em cada esquina.

A simplicidade do bolo — que deve ser comido com as mãos e não de garfo e faca, como sublinha a Bloomberg — e a antiga origem da sua receita são duas das particularidades elogiadas no artigo.

E se o custo acessível que tem em Portugal reúne elogios, logo é feita a comparação com os preços praticados nas lojas de Londres, por exemplo, onde uma nata pode custar até três libras (cerca de 3,50 euros).

Segundo a agência, foi mesmo em Inglaterra que o Lidl chegou a vender dois mil pastéis de nata por hora nos seus supermercados britânicos.

Continue a ler

Populares