Ligue-se a nós

Atualidade

Espanha prepara-se para baixar IVA da eletricidade para 5%

Publicado

O IVA da eletricidade em Espanha vai baixar pela segunda vez no último ano, agora de 10% para 5%, anunciou esta quarta-feira o líder do Governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez.

A medida será aprovada no sábado, num conselho de ministros extraordinário que vai adotar um novo pacote de respostas à crise gerada pela guerra na Ucrânia e a consequente subida dos preços, indicou Sánchez, que falava no Congresso espanhol (parlamento).

“Vamos desta forma proteger as famílias”, disse o primeiro-ministro espanhol, numa resposta a perguntas de deputados da oposição, defendendo que “a origem da inflação em Espanha, na Europa e no mundo é uma guerra às portas da Europa”.

Esta é a segunda vez que Espanha baixa o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado, sobre o consumo) da eletricidade no último ano, que passou inicialmente da taxa geral de 21% para os 10% atuais.

Além de ter baixado o IVA, em junho de 2021, o Governo espanhol acabou com o imposto sobre a geração de eletricidade (que era de 7%) e baixou o designado imposto especial de 5,1% para 0,5%, o mínimo permitido pela legislação europeia.

Sánchez já havia anunciado em 1 de junho que o Governo espanhol iria prolongar por três meses, até final de setembro, as medidas de resposta aos impactos da guerra na Ucrânia na economia, que incluem descontos nos combustíveis e na eletricidade.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.