Ligue-se a nós

Atualidade

Donald Trump e Melania já estão em Londres

Publicado

Foto: Facebook Melania Trump

Passavam poucos minutos das 9 horas da manhã quando o presidente norte-americano Donald Trump e a sua mulher Melania acenaram à porta do avião, no aeroporto de Stansted, onde foram recebidos pelo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, e o embaixador americano, Woody Johnson.

No Twitter, Trump agradecia à Embaixada norte-americana de Londres.

Contudo, ainda antes de aterrar, noutro tweet, Trump criticava duramente Sadiq Khan, o presidente da Câmara de Londres, pela sua atitude “desagradável” em relação à visita do chefe de Estado norte-americano.

Sadiq Khan tinha afirmado que o Reino Unido não deveria “estender a passadeira vermelha” a Donald Trump. O mayor de Londres também disse publicamente que a primeira-ministra deveria dizer ao presidente que ele “está errado numa série de assuntos”, tais como as suas opiniões sobre as mulheres e sobre os imigrantes.

Em resposta, Trump afirmou ainda que Sadiq “tem feito um péssimo trabalho como mayor de Londres”. “Ele é um falhado e deveria concentrar-se em combater o crime em Londres em vez de se focar em mim…”, escreveu Trump. Além disso, lembrou que os EUA são “de longe o aliado mais importante do Reino Unido”.

Trocas de insultos à parte, o programa de Trump em Inglaterra começa com uma cerimónia de boas vindas no Palácio de Buckingham em que estarão presentes a Rainha Isabel II, o príncipe Carlos e a mulher, a duquesa da Cornualha, Camilla. A chegada de Trump será assinalada com salvas de canhão em Green Park e na Torre de Londres.

Após um almoço privado no Palácio para Trump e Melania, a Rainha vai conduzir o chefe de Estado norte-americano numa visita a uma exposição com peças da coleção real de importância histórica para os EUA. Seguem-se uma visita à Abadia de Westminster, onde o presidente depositará uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, chá em Clarence House com o príncipe Carlos e Camilla, e um banquete de Estado à noite no Palácio de Buckingham, oferecido pela rainha.

Na terça-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, organiza um pequeno-almoço de negócios com empresários dos dois países, após o qual recebe Trump na residência oficial, em Downing Street, para almoço, seguido por uma conferência de imprensa.

Trump chega ao Reino Unido num momento delicado para a política britânica, com May a ter anunciado a demissão a partir de dia 7, confessando a sua incapacidade para fazer aprovar no Parlamento o seu acordo para o Brexit.

Na quarta-feira, Trump, a rainha, o príncipe Carlos e outros chefes de Estado ou de Governo participam num evento comemorativo em Portsmouth, no sul de Inglaterra do 75.º aniversário do desembarque do Dia D das forças aliadas que contribuiu para a derrota da invasão nazi na II Guerra Mundial.

Atualidade

Bombeiro ferido no combate a incêndio na A3 em Famalicão

Publicado

Emergência Ambulância

Um bombeiro sofreu esta sexta-feira ferimentos ligeiros quando combatia um incêndio que começou numa pesado de mercadorias na Autoestrada 3 (A3) e se propagou a uma área florestal em Vila Nova de Famalicão.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o bombeiro foi conduzido ao Hospital de Famalicão.

Um camião que seguia na A3 no sentido Porto-Braga, sem transportar qualquer carga, incendiou pelas 10:00, em Famalicão, e acabou por incendiar também uma área florestal.

O condutor do camião escapou ileso.

Em comunicado, a Brisa refere que, pelas 10:00, a circulação na A3 foi interrompida no “sentido sul/norte, entre as saídas 7/Cruz e 8/Braga Sul”, para “combate a incêndio em veículo pesado”.

A circulação foi reaberta às 11:00.

Continue a ler

Populares