Ligue-se a nós

Atualidade

DGS lança campanha para incentivar portugueses a praticar atividade física

Publicado

“Não tenho tempo.” “Não me apetece.” “Hoje está a chover”. “Estou tão cansado.” “Amanhã começo!” São frases familiares?

No combate à preguiça, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou esta quarta feira, em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a campanha “Siga o Assobio” para inspirar os portugueses a praticar atividade física.

Tem como principais destinatários pessoas entre os 35 e os 65 anos e vai mostrar que fazer exercício pode ser “fácil, acessível e entusiasmante”.

A DGS lembra que é esta faixa etária da população que hoje assume as decisões familiares e vai continuar a ser agente social nos próximos 15-20 anos pelo que o investimento na prevenção é determinante.

De resto, as campanhas mediáticas para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão.

Em termos práticos, haverá consultas específicas nos centros de saúde e vai ser criada uma Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física.

A campanha que decorre até 14 de julho, é divulgada nos meios de comunicação social, cinemas e redes sociais.

Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019.

Atualidade

Bombeiro ferido no combate a incêndio na A3 em Famalicão

Publicado

Emergência Ambulância

Um bombeiro sofreu esta sexta-feira ferimentos ligeiros quando combatia um incêndio que começou numa pesado de mercadorias na Autoestrada 3 (A3) e se propagou a uma área florestal em Vila Nova de Famalicão.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o bombeiro foi conduzido ao Hospital de Famalicão.

Um camião que seguia na A3 no sentido Porto-Braga, sem transportar qualquer carga, incendiou pelas 10:00, em Famalicão, e acabou por incendiar também uma área florestal.

O condutor do camião escapou ileso.

Em comunicado, a Brisa refere que, pelas 10:00, a circulação na A3 foi interrompida no “sentido sul/norte, entre as saídas 7/Cruz e 8/Braga Sul”, para “combate a incêndio em veículo pesado”.

A circulação foi reaberta às 11:00.

Continue a ler

Populares