Voltar
PELE BONITA EM QUALQUER IDADE E CUIDADOS NO MASCULINO

A pele é o maior órgão do corpo e um escudo protetor por excelência, mas para que a sua missão se cumpra sempre com sucesso precisa de ajuda. Saiba como tratar da sua pele e quais os cuidados adequados para cada idade.

Tal como o resto do organismo, também a pele acusa os sinais do tempo, dos hábitos de vida e os cuidados que recebe (ou não). Cada fase da vida constitui um novo desafio. Saiba como manter a sua pele bonita, dando-lhe aquilo de que realmente precisa.

5 passos para manter a sua pele bonita e evitar o envelhecimento precoce:

* Ter um ritual de limpeza do rosto diário, de manhã e à noite, mesmo que não se maquilhe. O objetivo da limpeza matinal é remover os resíduos expelidos pela pele durante a noite e prepará-la para a hidratação. A limpeza à noite ajuda a pele a respirar, libertando-a da maquilhagem e poluição.

* Aplicar um creme de dia após a limpeza matinal e, à noite, uma versão mais nutritiva. O hidratante a usar, o tipo, o estado e a idade da pele determinam a fórmula a usar, mas os gestos não mudam.

* Usar um filtro solar mínimo de 30 no rosto e zonas mais expostas – pescoço, decote e mãos – 365 dias por ano.

* Não fumar.

* Seguir uma dieta saudável.

Pele bonita aos 25 anos: adiar as primeiras rugas

As primeiras marcas do tempo – as rugas de expressão – podem surgir logo aos 25 anos e constituem razões de sobra para apostar em cosméticos anti-idade, nomeadamente com antioxidantes. A zona que requer especial atenção é o contorno ocular, onde a pele é mais fina e sensível do que no resto da face. Não aplique o seu hidratante nesta zona, opte por um creme específico que poderá espalhar usando o aplicador próprio ou com o dedo anelar, fazendo pequenos toques na pele, do canto externo ao interno do olho. Para a limpeza de rosto deve escolher produtos neutros e suaves que não alterem o pH da pele e se esta for oleosa opte por cremes hidratantes fluidos ou oil free. Uma esfoliação semanal irá favorecer a regeneração cutânea, ajudando a manter a sua pele bonita.

Pele bonita aos 35 anos: reforçar a densidade cutânea

Passada a barreira dos 30, o organismo atinge a sua maturidade e os processos de renovação celular tendem a abrandar gradualmente. As rugas instalam-se, a flacidez começa a fazer-se

sentir e podem também surgir manchas na pele, devido às mudanças hormonais da gravidez por exemplo. Resumindo: para manter a pele bonita é preciso escolher bons aliados e cuidados específicos. As fórmulas a usar devem combinar agentes nutritivos e emolientes, colagénio ou elastina e princípios ativos anti-idade, como os alfahidroxiácidos (conhecidos como AHAs ou como ácidos de fruta que favorecem a renovação celular e a síntese de colagénio), os ácidos de frutos ou vitamina C (também conhecida por ácido ascórbico são utilizados contra o envelhecimento da pele, combatendo os radicais livres, regenerando-a e minimizando as rugas). A proteção solar não deve ser esquecida e os cuidados de noite podem ser reforçados com um creme antimanchas, se necessário, ou um sérum rico em antioxidantes. Esfoliar o rosto ajuda a eliminar as células mortas e favorece a penetração dos cosméticos. Faça-a uma vez por semana, de preferência à noite e aplique um creme nutritivo antirrugas que irá atuar em profundidade.

Pele bonita aos 45 anos: travar as rugas profundas As alterações hormonais características desta etapa – a menopausa e a quebra de produção de estrogénios – refletem-se na pele, tornando-a mais seca e frágil. Nesta fase, os cremes têm uma textura mais densa e rica já para colmatar as falhas da hidratação cutânea. Na sua composição poderá encontrar ingredientes como os derivados de vitamina A, reconhecidos pelas propriedades antirrugas e antimanchas, antioxidantes e alfahidroxiácidos (conhecidos como AHAs ou como ácidos de fruta favorecem a renovação celular e a síntese de colagénio), em concentrações mais elevadas. Para além da zona dos olhos, o contorno dos lábios começa a revelar a perda de densidade da pele e rugas. Há soluções cosméticas ricas em colagénio que reforçam a pele nesta zona e conferem um aspeto mais liso e firme.

A partir dos 55 anos: nutrir e proteger

Seca, sensível, fina e muito mais reativa, é assim a pele nesta fase da vida. Os processos de regeneração natural abrandam, a ação das hormonas esbate-se e o equilíbrio cutâneo ressente-se. Deve estar atenta às alterações que podem surgir e evitar, por exemplo, o uso de

cosméticos com perfume ou ingredientes potencialmente alergénicos. A par da secura, pode surgir uma tendência para vermelhidão e aparecimento de vasos capilares na face. Usar fórmulas de limpeza e hidratação específicas para este fim permite cuidar da pele, acalmando-a e limitando as agressões.

Ao longo da vida, a pele é alvo de inúmeras alterações, devido a agressões externas, alterações hormonais ou ao envelhecimento do organismo. Recorrer às soluções da cosmética e das técnicas da estética, para manter a pele bonita permite preservar a sua saúde e juventude.

Pele: cuidados no masculino

A pele dos homens tem características próprias mas, tal como a das mulheres, merece ser mimada. Conheça os cuidados essenciais para a manter saudável e jovem durante mais tempo.

O cuidado da pele deve ser um ritual diário não só para as mulheres mas também para os homens. A testosterona – conhecida como a hormona masculina – determina que as glândulas sebáceas dos homens sejam mais ativas que as das mulheres, o que resulta numa pele mais oleosa. Como resultado, está mais sujeita a problemas como acne, foliculites (inflamação dos folículos pilosos) e poros dilatados.

A pele masculina é também mais espessa, o que faz com que retenha mais água, sendo menos seca e, por isso, mais resistente às rugas, que surgem mais tarde que as das mulheres – embora, quando surjam, sejam mais profundas, sobretudo no contorno dos olhos, testa, sulco entre nariz e boca e nuca. Está, no entanto, mais sujeita a um tipo específico de stress: o que é provocado pela ação do barbear, que destrói o filme hidrolipídico da pele, favorecendo a secura e vermelhidões.

Limpeza do rosto

Dado o seu elevado teor de gordura e acumulação de células mortas – sobretudo entre os 30 e os 40 anos, quando a atividade das glândulas sebáceas é mais intensa –, a pele masculina deve ser limpa diariamente com um produto adequado às características específicas do rosto. Se optar por um sabonete, escolha um com ingredientes emolientes, como glicerina, óleo de vitamina E, de azeitona ou de jojoba. Depois de fazer a barba, aplique uma loção ou tónico aftershave sem álcool, para cerrar os poros.

Hidratação

É fundamental que a pele se mantenha saudável e apta a executar todas as suas funções de barreira protetora de forma plena. Sendo o barbear um fator de agressão, a aplicação do hidratante deve ter lugar diariamente, de forma a potenciar a recuperação da pele. Tenha em conta que, a partir dos 50 anos, a pele se torna mais seca e sensível, pelo que, nesta fase, este gesto é ainda mais importante – ajudando a prevenir problemas cutâneos comuns em idades mais avançadas, como os eczemas graves.

Controlar a acne

Se a sua pele tem tendência acneica, irritação e pelos encravados, deverá optar por um hidratante com ácido glicólico ou salicílico e, para a limpeza quotidiana, por um esfoliante com ácido salicílico, glicólico ou peróxido de benzoíla. Assim, a limpeza será mais profunda e o pelo ficará mais exposto, facilitando o barbear e a absorção do hidratante. Procure, ainda, reduzir a frequência com que se barbeia e evite cortar os pelos muito rente à pele, para evitar cortes. Se sentir necessidade de uma solução mais definitiva, fale com o seu médico especialista sobre a hipótese de usar laser nas zonas mais problemáticas.

Dica:

Para prevenir rugas profundas em redor dos olhos, comece desde cedo a aplicar um creme, gel ou bálsamo específico para essa zona.

Para responder às exigências da pele dos homens é preciso ter em conta alguns cuidados. Limpeza e hidratação são passos essenciais. Siga estes cuidados para a manter uma pele saudável e jovem durante mais tempo.

 

 

 

Conteúdo Patrocinado:

Pluricosmética - Loja de Cosmética
https://www.pluricosmetica.com/
geral@pluricosmetica.com