Voltar
Conheça o 'Golpe Don Juan'

 

'Golpe Don Juan' , já ouviu falar? Em apenas um ano, o número de vítimas duplicaram. Mas afinal, do que se trata este golpe?

Conhecido como "golpe Don Juan" ou "golpe do amor", este acontece normalmente em sites de relacionamentos.

O golpista começa por conversar com a vítima, chega a criar intimidade com ela e promete o envio de um presente. O interlocutor passa, então, um número de conta como se fosse da Alfândega, para que a vítima faça o depósito para retirar o “presente” e é aqui que o golpe acontece.

A aproximação é feita com o golpista fingindo ser um estrangeiro bem-sucedido, com um cargo relevante e interessado num relacionamento sério. Mas, o verdadeiro objetivo, é roubar a vítima

Segundo as autoridades, foi comprovado que, normalmente, o golpe é feito individualmente, mas que alguns moram até juntos e atuam de forma articulada.

“Eles percorriam todos os tipos de redes sociais e procuram despertar o interesse sentimental”, afirma. “Foi a primeira vez que percebemos que os integrantes de uma organização, criaram células independentes para praticar esse tipo de crime”, explica uma fonte das autoridades policiais de investigação.

Normalmente as vítimas têm uma boa qualidade de vida, boa situação financeiramente, normalmente são bem sucessedidas e, claro, têm uma certa disponibilidade emocional.

Se encaixa no perfil e alguém entrar em contacto consigo e quiser enviar presentes, como óculos, malas, telemóveis, anéis de ouro para noivado, não aceite sem verificar antes toda a veracidade da história.

Record FM