Ligue-se a nós

Atualidade

Combustíveis podem aumentar 5 a 6 cêntimos por litro em 2020

Publicado

Gasolina Gasóleo Combustíveis

O Orçamento do Estado para 2020 não prevê alterações no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) mas há taxas adicionadas a este imposto que vão subir já no arranque do novo ano.

Associados ao ISP estão a contribuição para o setor rodoviário e a taxa de carbono, que deverá aumentar, tendo em conta a evolução das cotações nos mercados internacionais.

A APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas antecipa uma subida nos combustíveis de cerca de 2,5 cêntimos por litro, mais IVA, que será adicionado ao valor de venda nos postos. Ou seja, cerca de 3 cêntimos a mais em cada um dos combustíveis, incluindo o GPL.

O site eco, lembra que há ainda o peso dos biocombustíveis, que além de mais “verdes” são também mais caros.

Tendo em conta as metas assumidas com a União Europeia, o peso destes vai ter de dar um salto: passa de 7% para 10%.

O custo extra para os consumidores poderá ascender a 1,5 ou 2 cêntimos por litro, mais IVA.

Atualidade

Peru: Eles saem nuns dias… elas noutros

Publicado

Chuva Frio

O Peru proibiu  as saídas à rua de homens e mulheres nos mesmos dias, uma medida que as autoridades alegam fazer parte da estratégia para conter o surto da covid-19.

A decisão foi anunciada pelo Presidente peruano, Martin Vizcarra. Os homens só podem deixar as respetivas casas à segunda, quarta e sexta-feira, enquanto as mulheres apenas o poderão fazer à terça, quinta e sábado. E ninguém pode sair ao domingo.

“Ainda temos dez dias, vamos fazer um esforço extra para controlar esta doença”, disse o Presidente durante uma conferência de imprensa.

A medida estará em vigor até 12 de abril, data prevista para o fim do período de confinamento que começou a 16 de março no país.

O Peru, na quinta-feira, tinha registado 55 mortos 1.414 casos confirmados de contaminação por covid-19. A primeira morte foi registada a 06 de março.

 

Continue a ler

Populares